Enfermagem lança campanha de valorização da profissão após 800 mortes

Profissionais querem reconhecimento, aprovação de nova jornada de trabalho e melhores salários

Campanha de valorização da enfermagem no Congresso Nacional

Prestes a atingir 800 vidas perdidas para a covid-19 no Brasil, os profissionais de enfermagem celebram o Dia da Enfermagem, hoje, com o lançamento de uma campanha de valorização da profissão. A campanha “Valorize a Enfermagem”, lançada pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), vai reunir, até o próximo dia 20, uma série de iniciativas idealizadas para mostrar a realidade desses mais de 2,4 milhões de profissionais que atuam na linha de frente para salvar vidas todos os dias.

Ao todo, já foram reportados mais de 55 mil casos da doença entre os trabalhadores da enfermagem, com 779 óbitos confirmados em decorrência da COVID-19. Os dados são consolidados pelo Observatório da Enfermagem, mantido pelo Cofen.

Gigantescos painéis com mensagens em apoio ao PL do Piso Salarial, instalados diante do Congresso Nacional, marcaram este 12 de Maio. Frases de apoio a categoria devem ser projetadas nas torres do Congresso à noite. A ação, prevista para ocorrer das 19h às 21h, é uma iniciativa da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Enfermagem, Sindicato dos Enfermeiros do Estado de SP e Fórum Nacional da Enfermagem.

Além da valorização e do reconhecimento, os enfermeiros também reivindicam melhores salários. Segundo o Cofen, em alguns estados o salário médio de enfermeiros pode ser inferior a dois salários mínimos.

“Estamos falando da maior categoria da saúde no Brasil. São milhões de trabalhadores que, em meio à maior crise sanitária dos últimos anos, enfrentam rotinas exaustivas de trabalho, falta de reconhecimento, falta de recursos para desenvolver suas atividades”, afirma a presidente do Cofen, Betânia Santos.

Um dos focos da campanha é exigir do Congresso celeridade na votação do projeto de lei 2564/2020 que fixa a jornada de trabalho para a categoria em seis horas diárias. O Sistema Cofen/Conselhos Regionais vem se reunindo com senadores e protocolou ofício ao presidente do Senado pedindo apoio à pauta. Nas redes sociais, a campanha ganha voz no site da campanha, onde está disponível a consulta pública do Senado sobre o Piso Salarial da Enfermagem, mais 932 mil votos favoráveis ao PL já foram computados a favor da proposta.

“A pandemia trouxe visibilidade à realidade enfrentada pelos enfermeiros. Estamos confiantes com relação à aprovação do PL e contamos com o nosso principal aliado nesta batalha, a população brasileira, que apoia nosso os profissionais, reconhece o trabalho e dedicação para conter o colapso sanitário”, afirma Betânia.

A campanha “Valorize a Enfermagem” convida a população a abraçar as causas dos mais de 2,4 milhões de profissionais de enfermagem e, principalmente, cobrar celeridade na votação do Projeto de Lei 2.564/2020, que estabelece o piso salarial para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem.

Autor