Sem categoria

Para além dos novos hábitos: como a covid-19 mudou o nosso vocabulário

Professora da USP publica glossário em português e francês com palavras e termos utilizados frequentemente durante a pandemia do coronavírus

O vocabulário da covid

O uso de máscaras, álcool em gel e a higienização das mãos com maior frequência foram algumas das mudanças que a pandemia do coronavírus trouxe à sociedade. Mas, para além dos hábitos, palavras como “home office”, “lockdown”, “contaminação” e “vacina” passaram a fazer parte do vocabulário cotidiano das pessoas.

Foi pensando nisso, enquanto consumia notícias durante a pandemia, que a professora Adriana Zavaglia, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, decidiu escrever o Glossário de termos ligados à Covid-19, junto da sua orientanda Renata Tonini Bastianello, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras Estrangeiras e Tradução. 

O material reúne informações em duas línguas diferentes — o português do Brasil e o francês — e conta com um caráter bidirecional, ou seja, apresenta uma nomenclatura em língua portuguesa constituindo o glossário Português-Francês e outra em língua francesa resultando no glossário Francês-Português. 

É composto de palavras que denominam o que as autoras chamam de “situações humanas reais e possíveis”, que fazem com que os falantes busquem meios para desenvolver e/ou aperfeiçoar seus conhecimentos, designá-los e divulgá-los. Termos como “boletim epidemiológico”, “comorbidade”, “distanciamento social”, “máscara” e até “live”, que já existiam em nosso vocabulário, mas passaram a ser utilizados com maior frequência durante a pandemia, são explicados e traduzidos no livro.

Novas palavras fazem parte do cotidiano a partir da pandemia da covid-19 [clique na imagem para ver o glossário] – Foto: Reprodução/FFLCH

Além da divulgação e democratização da informação, a obra tem como objetivo contribuir com a descrição das línguas portuguesa e francesa para atividades cotidianas e laborais, em que os antigos termos necessitam ser entendidos no contexto da pandemia.

O download do glossário pode ser feito gratuitamente neste link.

Do Jornal da USP