MP-PR processa vereador que atacou Paulo Gustavo no Dia das Mães

Ministério Público do Paraná instaura processo de investigação após alegação de discurso LGBTIfóbico do vereador Donaldo Seling, do município de Maripá-PR

Reprodução das redes sociais do ator

Um vereador de Maripá, interior do Paraná, criticou as uniões homoafetivas usando como exemplo o relacionamento entre ator Paulo Gustavo, que morreu por complicações da Covid-19 na terça-feira (4), e Thales Bretas, em uma sessão da Câmara realizada na segunda-feira (3). A sessão foi transmitida pela internet.

Ao referir-se às uniões protegidas pela lei, o vereador declarou que ‘essa coisa moderna não serve para mim’. No discurso, realizado na sessão do dia 3 de maio, Donaldo Seling (Cidadania), citou a união homoafetiva entre o ator Paulo Gustavo e Thales Bretas como exemplo para dizer que ‘estamos tendo um desentendimento’.

O vereador afirmou ainda que é necessário identificar quem é a mulher na relação para que se possa prestar a homenagem no Dia dos Pais e recebeu apoio dos colegas. “Não podemos perder o que realmente há no coração de uma mãe, que há de mais bonito em uma família unida. Pai e mãe, não marido com marido, ou marida com marida. Não sei como é que fala essa porcaria de tanto que eu odeio isso. Sou da época que homem é homem, mulher é mulher”, afirmou.

Toni Reis, diretor-presidente da Aliança Nacional LGBTI+ e um dos fundadores do Grupo Dignidade, disse que os advogados do grupo prepararam uma ação contra o parlamentar que foi entregue ao Ministério Público do Paraná. A entidade já havia representado em 20 de abril contra o pastor José Olímpio, da Assembleia de Deus de Alagoas, por atacar o comediante, ainda internado, dizendo que “orava” para que “o dono dele o leve para junto de si”.

Depois da denúncia ter sido encaminhada pela Aliança Nacional LGBTI+, através do Ofício nº 044/2021, do dia 6 de maio de 2021, o MP-PR informou que encaminhou o caso para a 1ª Promotoria de Justiça de Palotina, comarca responsável pelo município de Maripá, a qual instaurou Notícia de Fato (nº 0100.21.000189-5) para investigação do caso.

Autor