Papa Francisco: proteção a patentes é “vírus do individualismo”

Líder católico cobrou “um espírito de justiça nos mobilize para assegurar o acesso universal a vacinas e a suspensão temporária dos direitos de propriedade intelectual”

O papa Francisco defendeu neste sábado (8) a quebra temporária de patentes de vacinas contra a Covid-19, respaldando a surpreendente decisão do governo dos Estados Unidos de apoiar a liberação.  Em vídeo gravado para o show virtual Vax Live – que reúne dezenas de artistas para arrecadar fundos e financiar a distribuição de imunizantes no mundo –, o líder católico afirmou que é necessário “abandonar nossos individualismos e promover o bem comum”.

“A pandemia colocou todos em crise, mas não se esqueçam de que não saímos iguais de uma crise – saímos melhores ou piores”, afirmou Francisco. Na mensagem, ele cobrou “um espírito de justiça nos mobilize para assegurar o acesso universal a vacinas e a suspensão temporária dos direitos de propriedade intelectual”.

Francisco também declarou que o “vírus do individualismo” não torna as pessoas “mais iguais nem mais irmãs”- mas, sim, as deixa “indiferentes ao sofrimento dos demais”. Segundo o papa, “uma variante desse vírus é o nacionalismo fechado, que impede, por exemplo, um internacionalismo das vacinas. Outra variante é quando colocamos as leis de mercado ou de propriedade intelectual acima das leis do amor e da saúde da humanidade”.

O pleito pela quebra das patentes de vacinas anti-Covid é liderado pela Índia e por países da África, mas ganhou o apoio dos Estados Unidos. Na última quarta-feira (5), o governo Biden disse que “tempos extraordinários exigem medidas extraordinárias”.

Já a União Europeia, ainda reticente, afirma que a suspensão dos registros de propriedade intelectual não é suficiente para resolver o problema da falta de doses no mundo. “Não achamos que possa haver uma solução mágica de curto prazo sobre a propriedade intelectual”, afirmou neste sábado o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel.

Líderes da UE cobram que os EUA revoguem os bloqueios a exportações de imunizantes. “De 400 milhões de doses produzidas, exportamos 200 milhões. Fomos mais lentos com as campanhas na Europa porque fomos abertos desde o início”, disse o presidente da França, Emmanuel Macron. “Os EUA, por enquanto, só exportaram 5% ao Canadá e ao México.”

Até o momento, já foram aplicadas cerca de 1,26 bilhão de doses de vacinas anti-Covid em todo o mundo, segundo o portal Our World in Data. Porém, somente 19,7 milhões (1,7%) dessas doses se destinaram à África, embora o continente abrigue mais de 15% da população global.

Com informações da Ansa