Lançamento do livro “Pensamento Nacional-Desenvolvimentista”

A Fundação Maurício Grabois e a Editora Anita Garibaldi lançam, no próximo dia 12 de maio, o livro “Pensamento Nacional-Desenvolvimentista”. A publicação traz um apanhado de mais de trinta dos principais textos que fundaram e desenvolveram o desenvolvimentismo no Brasil.

O livro “Pensamento Nacional-Desenvolvimentista” traz uma série de textos (discursos, artigos, documentos e capítulos de livro) que, sem a pretensão de esgotar o tema, contêm as principais contribuições à formulação do pensamento nacional-desenvolvimentista elaborado no Brasil a partir da Revolução de 1930. Começa com pensadores que tiveram um papel destacado na construção do Instituto Superior de Estudos Brasileiros (ISEB) e na elaboração do pensamento nacional-desenvolvimentista, continua com discursos e documentos dos principais implementadores desse pensamento no Brasil (Getúlio Vargas e João Goulart) e conclui-se com textos mais recentes de intelectuais e dirigentes revolucionários que, de algum modo, procuraram recuperar esse pensamento para a compreensão da trajetória do Brasil e a formulação da estratégia da Revolução Brasileira, entre eles Miguel Arraes, Nelson Werneck Sodré, Carlos Lopes, Cláudio Campos, Haroldo Lima, Rubens R. Sawaya, Nilson Araújo de Souza, Sergio Rubens de Araújo Torres, entre outros.
O lançamento online ocorre no dia 12 de maio, quarta-feira, às 19 horas, com transmissão via Youtube e Facebook (links abaixo). No lançamento, falarão alguns dos autores e organizadores do livro. Entre eles: Renato Rabelo, que fez o prefácio; Nilson Araújo e Rosanita Campos, organizadores da publicação; os professores Rubens Sawaya da PUC-SP e Alexandre de Freitas Barbosa do Instituto de Estudos Brasileiros da USP. Também participam o jornalista Carlos Lopes, editor do jornal “Hora do Povo”; e Aldo Arantes que fará uma homenagem a Haroldo Lima, autor que estava presente durante a edição do livro e que nos deixou recentemente.

Transmissão via Facebook e Youtube:
Facebook : https://www.facebook.com/257618754259011/posts/4058313810856134/
Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=ka3HO0ZRIWE

Link para compra do livro: https://www.livrariaanita.com.br/produto/471145/pensamento-nacional-desenvolvimentista

Autor