No mês do trabalhador e das mães, nasceu o revolucionário Karl Marx

O calendário ainda lembra a morte de Olavo Hansen, Stuart Angel Jonese Lincoln Bicalho Roque, militantes assassinados pela ditadura militar brasileira. No dia 10, o PCdoB celebra sua legalidade sancionada em 1985, após longo período de clandestinidade na ditadura militar.

Além do Dia do Trabalhador, são celebrados no mês de maio o Dia da Liberdade de Imprensa, o Dia das Mães e o polêmico Dia da Abolição da Escratura. Para a esquerda mundial, na quarta-feira (5) celebram-se os 202 anos (1818) de nascimento de Karl Marx em Tréveris (Alemanha). O filósofo e revolucionário morreu em Londres, no dia 14 de março de 1883, com 65 anos.

Na mesma quarta-feira (5), completaram-se dez anos (2011) em que o Supremo Tribunal Federal do Brasil reconheceu a união estável para casais homoafetivos. Ainda este mês, no dia 17, é o Dia Internacional de Luta contra a Homofobia e Transfobia.
Assim como 18 de março de 1871 é o início da experiência da Comuna de Paris, o 28 de maio encerra este marco histórica das lutas sociais.

Outra data de grande celebração para a esquerda, e principalmente para os russos, é o dia da vitória sobre o nazismo, em 8 de maio de 1945, quando houve a capitulação da Alemanha na 2ª Guerra Mundial. No dia 15, em 1951, a União Soviética fez história ao lançar o Sputnik IV, pressionando mais uma vez a corrida espacial com os EUA.

No dia 19 nasce o revolucionário Ho Chi Min e morre José Martí.

O calendário ainda lembra a morte de Olavo Hansen, Stuart Angel Jonese Lincoln Bicalho Roque, militantes assassinados pela ditadura militar brasileira. No dia 10, o PCdoB celebra sua legalidade sancionada em 1985, após longo período de clandestinidade na ditadura militar.

Estes são alguns dos fatos históricos, datas comemorativas e feriados de maio de 2020:

1º Domingo – Dia das Mães

Até há alguns anos atrás, em Portugal, o Dia da Mãe era festejado no dia 8 de Dezembro, Dia da Imaculada Conceição. Há ainda muitas pessoas que continuam a lembrar e homenagear a sua Mãe no dia em que os católicos celebram a Conceição Imaculada de Maria. Por todo o mundo, a celebração do Dia da Mãe não tem uma data fixa, variando o dia/data conforme o país.

Dia 1º

Assinatura do Decreto-Lei nº 2.162, por Getúlio Vargas que instituiu o salário-mínimo por regiões (80 anos, 1941)

Avião de espionagem norte americano U-2, é abatido pela União Soviética (60 anos, 1961) – considerado um grave incidente diplomático da Guerra Fria

Dia Mundial do Trabalhador

Dia da Literatura Brasileira

Dia 2

Augusto Boal, falecimento: 2009

Ataulfo Alves, nascimento: 1909

Leonardo Da Vinci, falecimento: 1519

Paulo Freire, falecimento: 1997

Dia Nacional do Pau-Brasil

1945: Capitulação de Berlim na 2ª Guerra
 

Dia 3

Milton Santos, nascimento, 1926

Nascimento do lexicógrafo, filólogo, professor, tradutor, ensaísta e crítico literário alagoano Aurélio Buarque de Holanda (110 anos, 1910)

Inauguração do Museu Biográfico Casa de Anne Frank em Amsterdã (60 anos, 1961)

Dia Internacional da Liberdade de Imprensa – comemoração instituída pela ONU por meio da Resolução 48/432 de 20 de dezembro de 1993

Dia do Parlamento – comemoração, conforme Lei Nº 6.230 de 27 de julho de 1975, para marcar a data da instalação da 1ª Assembléia Constituinte brasileira em 3 de maio de 1823

Dia do Sol

Dia 4

Movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos: os Viajantes da Liberdade começam uma viagem de ônibus pela Região Sul (60 anos)

Noel Rosa, falecimento, 1937

Flávio Migliaccio, falecimento, 2020

Reconhecido na Europa como o dia tradicional dos bombeiros por causa de São Floriano, padroeiro dos bombeiros e dos limpadores de chaminés, e protetor das pessoas envolvidas em incêndios. Este dia não estava instituído internacionalmente até ser proposto pelo bombeiro JJ Edmonson, em consequência da morte trágica de cinco bombeiros australianos, num incêndio, no dia 4 de maio de 1999.

Dia 5

1818, nasce o filósofo revolucionário Karl Marx em Tréveris, Alemanha.

Supremo Tribunal Federal do Brasil reconhece a união estável para casais homoafetivos (10 anos, 2011)

Nascimento do engenheiro militar e sertanista mato-grossense Marechal Cândido Rondon (155 anos, 1866)

Início de protestos em massa na Grécia em resposta às medidas de austeridade impostas pelo governo como resultado da crise da dívida pública grega (10 anos, 2011)

Dia Mundial da Língua Portuguesa – data ratificada pela Unesco em Paris, durante a assembleia-geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura

Dia Nacional das Comunicações – data escolhida em homenagem ao nascimento de

Dia do Expedicionário

Dia Mundial do Trânsito e da Cortesia ao Volante

Dia Mundial da Higiene das Mãos

Dia 6

Nascimento do médico neurologista e psicanalista tcheco Sigmund Freud (165 anos)

Dia Nacional da Matemática

1937: Explosão do dirigível Hindenburg
 

Dia 7

Morte da cantora fluminense Elizeth Cardoso (30 anos, 1991)

Morte do militar fluminense Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias (140 anos, 1881)

Nascimento do compositor russo Peter Ilyich Tchaikovsky (180 anos, 1841)

Assinatura do “Instrumento de Rendição Alemã”, que marcou o fim da Segunda Guerra Mundial (75 anos, 1946)

1954: Franceses derrotados na Guerra do Vietnã
 

Dia 8

Dia da vitória sobre o nazismo (76 anos, 1945) Capitulação da Alemanha na 2ª Guerra 
Morte do médico cientista, imunologista e pesquisador biomédico mineiro Vital Brazil Mineiro da Campanha (71 anos, 1950) – mundialmente conhecido pela descoberta da especificidade do soro antiofídico, do soro contra picadas de aranha, do soro antitetânico e antidiftérico e do tratamento para picada de escorpião

Dia do Artista Plástico

Dia Mundial da Cruz Vermelha, data de nascimento do suíço Henry Dunant, fundador da Cruz Vermelha, a maior organização humanitária do mundo. A Cruz Vermelha foi criada em 1863

Morte de Olavo Hanssen – Primeiro operário morto, sob tortura, nas dependências do Deops de São Paulo. Militante do Partido Operário Revolucionário Trotskista (Port), trabalhava em uma indústria química em Santo André. Foi detido, com mais 18 pessoas, próximo ao estádio da Vila Maria Zélia, no bairro do Belenzinho, em São Paulo, no dia 1º de maio de 1970, quando distribuía panfletos durante a comemoração do Dia do Trabalho. Após dias de tortura, sem que recebesse assistência médica efetiva, veio a falecer, aos 32 anos, no dia 8 de maio (50 anos, 1971)

Dia 9

Alemanha Ocidental junta-se à OTAN durante Guerra Fria (70 anos)

O “Dia da Europa”, nasceu no Conselho Europeu de Milão, de 28 e 29 de junho de 1985 e foi celebrado pela primeira vez em 1986.

No dia 9 de maio de 1950, Robert Schuman, o então ministro francês dos Negócios Estrangeiros, apresentou, em Paris, uma proposta com as bases fundadoras do que é hoje a União Europeia.

Dia 10

Catulo da Paixão Cearense, falecimento, 1946

Sarnei sanciona a legalização do PCdoB, 1985

Siqueira Campos, morte, 1930

Dia 11

Nascimento do contista, romancista, ensaísta e roteirista mineiro Rubem Fonseca (95 anos)

Morte do cantor, compositor e guitarrista jamaicano Robert Nesta Marley, o Bob Marley (40 anos, 1981)

Daniel De Leon, Falecimento, 1914

Dia 12

Dia Internacional da Enfermagem. A data é celebrada em homenagem a Florence Nightingale, um marco da enfermagem em tempos de guerra. Ela foi a fundadora da Primeira Escola de Enfermagem da Inglaterra, fundada no Hospital Saint Thomas, em 1859.

Já no Brasil, no dia 20 de maio comemora-se o Dia Nacional dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem, na data do falecimento de Ana Neri, a primeira enfermeira voluntária do país. Assim como Florence Nightingale, Ana Neri deu nome à primeira Escola de Enfermagem oficializada pelo Governo Federal, em 1923.

O Autódromo de Interlagos é inaugurado na cidade de São Paulo (80 anos, 1941)

Dia 13

Dia da Abolição da Escravatura no Brasil com a assinatura da lei Áurea

Lima Barreto, nascimento, 1881

Nascimento do cantor, compositor e ativista de causas humanitárias e sociais estadunidense Stevie Wonder (70 anos, 1951)

Dia dos Pretos Velhos (Umbanda)

Dia 14

Prisão e morte do militante Stuart Edgar Angel Jones, do Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR-8), na Base Aérea do Galeão (50 anos) – segundo depoimento do preso político Alex Polari de Alverga

Morte do guitarrista de blues, compositor e cantor estadunidense B. B. King (05 anos)

Dia 15

Nascimento do músico e instrumentista fluminense Oscar Castro Neves (80 anos) – considerado por muitos uma das figuras que ajudaram a estabelecer o movimento da Bossa Nova no mercado internacional

Nascimento do ex-jogador de futebol paulista Raí Souza Vieira de Oliveira (55 anos)

União Soviética lança o Sputnik IV (60 anos, 1951)

Dia Internacional da Latinidade – comemoração de países latinos, instituída por representantes de 36 países latinos, com o fim de preservar as diferentes identidades nacionais e suas comunidades lingüísticas e culturais

Dia Internacional das Famílias – comemoração instituída pela ONU, para destacar a importância das famílias como unidades básicas da sociedade. O Dia Internacional da Família promove a reflexão e a discussão acerca do conceito de família nas sociedades do mundo inteiro e sobre os problemas que afetam as famílias, sem esquecer o problema do decréscimo demográfico que afeta as sociedades ocidentais.

Dia 16

Nascimento do ex-jogador de futebol fluminense Nilton Santos (95 anos) – bi-campeão mundial de futebol, foi eleito pela FIFA como o melhor lateral-esquerdo de todos os tempos

Dia Internacional das Histórias de Vida – data criada pela Rede Internacional de Museus da Pessoa (Brasil, Portugal, EUA e Canadá) e o Center for Digital Storytelling (EUA)

Dia 17

Dia Internacional de Luta contra a Homofobia e Transfobia – celebração para marcar a data de 17 de maio de 1990, em que a Organização Mundial de Saúde decidiu suprimir a homossexualidade como doença mental da lista de patologias registradas no Manual de Diagnóstico e Estatística de Desordens Mentais

Dia Mundial da Sociedade da Informação, conhecido popularmente como Dia Mundial da Internet – instituída em 17 de maio de 2005 numa assembléia Geral da ONU na Tunísia, com o fim de destacar as possibilidades oferecidas pelas novas tecnologias para melhorar o padrão de vida dos povos e dos cidadãos

João da Baiana, nascimento, 1887

Mario Benedetti, falecimento, 2009

Victor Nunes Leal, falecimento, 1985

Dia 18

Dia Internacional dos Museus – comemoração instituída em 1971 pelo Comitê Internacional de Museus, com o fim de sensibilizar o público para a importância dos museus em nossa sociedade atual

Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes – comemorado no Brasil, conforme Lei Nº 9.970 de 17 de maio de 2000, para marcar a data da morte da menina brasileira de oito anos, Aracelli Cabrera Sanches Crespo, que desapareceu da escola onde estudava e que foi violentada e assassinada de forma hedionda na cidade brasileira de Vitória-ES em 18 de maio de 1973

“Dia Nacional da Luta Antimanicomial – comemoração do Brasil, que está oficializada por Lei em algumas cidades brasileiras, para marcar a data da elaboração do documento final da “”1ª Conferência Nacional de Saúde Mental”” no Brasil, ocorrida em 18 de maio de 1987, que então propunha a reformulação do modelo assistencial em saúde mental para os brasileiros”

Dias Gomes, falecimento, 18 de maio de 1999

Dia 19

Morte do político, intelectual, jornalista, filósofo e poeta cubano José Martí (125 anos)

Nascimento do ativista estadunidense Malcom X (95 anos)

Nascimento do cineasta alagoano Cacá Diegues (80 anos)

Albert Einstein publica sua tese sobre a teoria da relatividade (115 anos)

Dia do Físico – a data é uma alusão à 1905, quando o físico Albert Einstein publicou quatro artigos de grande impacto, incluindo sobre a Teoria da Relatividade

Ho Chi Min, nascimento, 1890

Dia 20

Dia Nacional dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem, no Brasil. Morte da pioneira baiana Anna Justina Ferreira Nery (140 anos) – pioneira da enfermagem no Brasil. Assim como Florence Nightingale, Ana Neri deu nome à primeira Escola de Enfermagem oficializada pelo Governo Federal, em 1923.

No mundo, o Dia Internacional da Enfermagem é comemorado no dia 12 de maio, em homenagem a Florence Nightingale.

Dia 21

Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento – comemoração instituída pela ONU na Resolução nº A/REC/57/249 de 20 de fevereiro de 2003

Dia da Língua Nacional

Dia 22

Sismo de Valdivia, o mais potente já registrado (9,5 na escala de Richter), atinge o sul do Chile (60 anos)

Dia Internacional da Diversidade Biológica – comemoração instituída pela UNESCO na Resolução 55/201 de 20 de dezembro de 2000

Victor Hugo, falecimento, 1885

Dia 24

Nicolau Copérnico, falecimento, 1543

Dia Nacional dos Ciganos – data instituída em 2006 por meio de decreto em reconhecimento à contribuição da etnia na formação da história e da identidade cultural brasileira

Dia Nacional do Café – uma das mais deliciosas paixões nacionais. De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), aproximadamente 9 em cada 10 brasileiros com mais de 15 anos consomem café.

1844: Enviado o primeiro telegrama 
 

Dia 25

Lincoln Bicalho Roque, sociólogo filiado ao PCdoB assassinado pela ditadura, nascido em 1945

Criação do Instituto Soroterápico Federal, atual Fundação Oswaldo Cruz (120 anos)

Extinção do Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) (75 anos) – foi instrumento de censura e propaganda do governo durante o Estado Novo

Dia do Orgulho Nerd – comemoração do lançamento do filme Guerra nas Estrelas

Dia Nacional da Adoção – pela Lei nº 10.447, de 9 de maio de 2002

Dia de África – neste dia, em 1963, foi criada a Organização de Unidade Africana (OUA), na Etiópia, com o objetivo de defender e emancipar o continente africano

Pela primeira vez, apareceu nos céus do Rio de Janeiro, às 23 horas, o dirigível alemão LZ – 127 “Graf Zeppelin”, procedente da Alemanha, com escalas em Sevilha (Espanha) e Recife (Campo de Jequiá) (90 anos)

Dia 26

Morte do compositor, maestro, professor e fagotista gaúcho Antônio de Assis Republicano (60 anos) – autor da orquestração do Hino Nacional Brasileiro e do Hino do Maranhão

Nascimento da uma cantora de jazz tradicional estadunidense Peggy Lee (100 anos) – ao longo de uma carreira de mais de cinco décadas, Peggy gravou mais de 600 canções e chegou a ser comparada às mais importantes cantoras norte-americanas de sua época, como Billie Holiday e Bessie Smith

Nascimento do multi-instrumentista, maestro, arranjador, compositor, orquestrador e cantor paraibano Severino Dias de Oliveira, o Sivuca (90 anos)

Dia 27

Guerra do Vietnã: navios de guerra americanos iniciam o primeiro bombardeio de alvos da Frente Nacional de Libertação no Vietnã do Sul (55 anos)

Dia Nacional da Mata Atlântica

Dia Mundial do Desafio – celebrado na última quarta-feira do mês de maio. Originalmente, o Challenge Day foi criado no começo da década de 1980, no Canadá. É um workshop interativo com duração de um dia, uma ferramenta para incentivar a prática de exercícios e esportes. Em dezenas de países passou a ser mais um instrumento antibullying nas escolas, pela integração de professores e alunos que competem juntos. Com o passar dos anos, o espírito desse dia se consolidou e se espalhou por todo o mundo

Dia 28

Comuna de Paris, 18 de março de 1871 a 28 de maio de 1871

João Batista Franco Drummond, nascimento, 28 de maio de 1942

Dia Nacional de Luta pela Redução da Mortalidade Materna

Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher

Dia Internacional do Brincar

Dia 30

Mário Lago, falecimento, 2002

1431: Joana D’Arc morre na fogueira

Dia 31

Dia Mundial sem Tabaco – comemoração instituída pela ONU

Inauguração da Catedral Metropolitana de Brasília (50 anos)

Autor