NYT alerta para falsa capa em apoio a Bolsonaro

O jornal americano denunciou a montagem, que contém erros grosseiros de inglês, data e tom editorial.

Capa falsa do NYT em apoio a Bolsonaro

O jornal americano The New York Times denunciou nesta terça-feira (4) a circulação nas redes sociais de uma capa com notícias louvatórias ao presidente Jair Bolsonaro (ex-PSL). A montagem que circula nas redes sociais, traz em destaque a foto de uma manifestação a favor de Bolsonaro e manchetes como “Brasil wants to be free” (“O Brasil quer ser livre”) e “Bolsonaro forever” (“Bolsonaro para sempre”).

“Estamos cientes de que uma versão manipulada da primeira página do New York Times circula na internet com matérias falsas e uma imagem de manifestações a favor do presidente Jair Bolsonaro. O New York Times não publicou essa capa”, escreveu a assessoria do jornal, junto aos links que levam à seção que reúne notícias sobre o Brasil.

A fake new já havia sido analisada e desmentida por serviços de checagem de fatos no Brasil, como a Agência Lupa e o Estadão Verifica.

Apesar disso, não é preciso muita coisa para perceber a montagem. A manchete traz erro grosseiro que caracteriza a montagem e falsificação. Na manchete principal, se vê o verbo “wants” escrito com “h” (“whants”).

Outra falha diz respeito à data. O jornal seria de segunda-feira, 4 de abril, mas a última vez que esse dia da semana caiu nessa data foi em 2016, antes de Bolsonaro ser candidato.

O tom panfletário e apologético a Bolsonaro também não combina com o tom editorial do jornal. A imagem também é desfocada para não ser possível ler o texto, apenas a manchete. Também não houve cuidado em reproduzir o padrão gráfico do jornal, como o nome de Bolsonaro escrito todo em maiúsculas.

O boato começa a circular nas redes no momento em que ocorrem manifestações (e aglomerações) pelo país no 1o. de Maio em apoio ao presidente, mesmo com a pandemia matando mais de 400 mil brasileiros.

Aliás, as últimas menções a Bolsonaro no caderno internacional foram bastante críticas. Ele é mencionado como uma ameaça ao resto do mundo por não garantir nenhum controle sobre as variantes do coronavírus que surgem no país.

Autor