Bolsonarista Ciro Nogueira tenta calar voz feminina na CPI da Covid

O senador interveio no início da fala da senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) para deslegitimar um acordo anunciado pelo presidente da CPI, Omar Aziz (PSD), segundo o qual uma representante da bancada feminina usaria a palavra

A senadora Eliziane Gama (Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado)

O bolsonarista Ciro Nogueira, da tropa de choque governista na CPI da Covid, tentou evitar nesta quarta-feira (5) a intervenção das mulheres senadoras na inquirição do ex-ministro da Saúde Nelson Teich, um espaço concedido à bancada feminina na Casa, uma vez que o colegiado não tem mulheres entre os seus titulares e suplentes.

Ciro Nogueira interveio no início da fala da senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) para deslegitimar um acordo anunciado pelo presidente da CPI, Omar Aziz (PSD), segundo o qual uma representante da bancada feminina usaria a palavra. “Não ficou definido isso em momento nenhum”, brandou o senador governista.

Nogueira só recuou após apelo feito pelo presidente do colegiado lembrando que o assunto voltaria a ser tratado depois do depoimento de Nelson Teich. “Obrigada, presidente. Só não entendo porque tanto medo das vozes femininas aqui”, reagiu Eliziane Gama. O clima voltou a esquentar e o presidente foi obrigado a suspender a reunião.

O senador governista tratou o espaço feminino com uma espécie de privilégio ao que foi advertido pela senadora Simone Tebet (MDB-MS): “Privilégios são inadmissíveis num Estado de direito, e as mulheres desta Casa nunca vão pleitear. Prerrogativas são diferentes.”

“Ninguém está rasgando o Regimento! Aqui nós não temos direito a voto, Senhor presidente! Nós não temos direito a apresentar um requerimento! Nós não temos direito a votar, nós estamos apenas pedindo, gentilmente, uma inversão de ordem na comissão”, defendeu Tebet.

Autor