Turquia é 63o. país a autorizar vacinação com Sputnik V

A população total dos países onde a Sputnik V foi aprovado para uso ultrapassa 3,2 bilhões de pessoas.

Turquia assina acordo para adquirir 50 milhões de doses da vacina russa Sputnik V

O Fundo Russo de Investimento Direto (RDIF, fundo soberano da Rússia) anuncia que o Ministério da Saúde da República da Turquia registrou a vacina russa Sputnik V contra o coronavírus no país. A vacina foi registrada na Turquia sob o procedimento de autorização de uso de emergência.

A Turquia se tornou o 63º país a autorizar o uso da Sputnik V. A população total dos países onde a Sputnik V foi aprovado para uso ultrapassa 3,2 bilhões de pessoas. Estudos pós-vacinação em vários países demonstram que a Sputnik V é a vacina mais segura e eficaz contra o coronavírus.

A Sputnik V ocupa o segundo lugar entre as vacinas contra o coronavírus em todo o mundo em termos de número de aprovações emitidas por reguladores governamentais.

A RDIF já havia chegado a um acordo com a empresa farmacêutica turca Viscoran İlaç para cooperar na produção de Sputnik V no país. Viscoran İlaç realizou os estudos necessários para localização do produto e tem como objetivo lançar a produção no país nos próximos meses em diversas instalações.

Até o momento, a Sputnik V também foi aprovada na Rússia, Bielo-Rússia, Argentina, Bolívia, Sérvia, Argélia, Palestina, Venezuela, Paraguai, Turcomenistão, Hungria, Emirados Árabes Unidos, Irã, República da Guiné, Tunísia, Armênia, México, Nicarágua, Republika Srpska ( entidade da Bósnia e Herzegovina), Líbano, Mianmar, Paquistão, Mongólia, Bahrein, Montenegro, São Vicente e Granadinas, Cazaquistão, Uzbequistão, Gabão, San-Marino, Gana, Síria, Quirguistão, Guiana, Egito, Honduras, Guatemala, Moldávia , Eslováquia, Angola, República do Congo, Djibouti, Sri Lanka, Laos, Iraque, Macedônia do Norte, Quênia, Marrocos, Jordânia, Namíbia, Azerbaijão, Filipinas, Camarões, Seychelles, Maurício, Vietnã, Antígua e Barbuda, Mali, Panamá, Índia, Nepal e Bangladesh.

“A Rússia e a Turquia têm cooperado ativamente na luta conjunta contra o coronavírus desde o início da pandemia. A vacina russa contribuirá para salvar vidas, prevenindo a propagação do coronavírus e criando uma imunidade de longo prazo entre a população da Turquia e ajudará a retornar à vida normal em breve”, declarou Kirill Dmitriev, CEO do Fundo Russo de Investimento Direto.

Segundo o RDIF, a Sputnik V tem uma série de vantagens importantes:

• A eficácia da Sputnik V é de 97,6% com base na análise de dados sobre a taxa de infecção por coronavírus entre aqueles na Rússia vacinados com ambos os componentes de Sputnik V de 5 de dezembro de 2020 a 31 de março de 2021;

• A vacina Sputnik V é baseada em uma plataforma comprovada e bem estudada de vetores adenovirais humanos, que causam o resfriado comum e existem há milhares de anos.

• A Sputnik V usa dois vetores diferentes para as duas injeções em um curso de vacinação, proporcionando imunidade com uma duração mais longa do que as vacinas que usam o mesmo mecanismo de aplicação para ambas as injeções.

• A segurança, eficácia e ausência de efeitos negativos a longo prazo das vacinas adenovirais foram comprovadas por mais de 250 estudos clínicos ao longo de duas décadas.

• Não há alergias fortes causadas pelo Sputnik V.

• A temperatura de armazenamento do Sputnik V de + 2 + 8 C significa que ele pode ser armazenado em um refrigerador convencional sem a necessidade de investir em infraestrutura adicional de cadeia de frio.

• O preço da Sputnik V é inferior a US$ 10 por injeção, o que a torna acessível em todo o mundo.

Autor