Supremo atende a pedido do Maranhão e determina realização do Censo

Na semana passada, governo Bolsonaro confirmou que o Orçamento de 2021 não reservava recursos para o Censo e, portanto, ele não seria realizado.

IBGE teve recursos cortados meio a preparativos para Censo 2021- Foto: Simone Mello/Agência IBGE Notícias

Atendendo a pedido do governo do Maranhão, o ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quarta-feira (28) que o governo federal tome as providências para realizar o Censo demográfico em 2021. A informação é do Portal G1.

Na semana passada, o governo confirmou que o Orçamento de 2021 não reservava recursos para o Censo e, portanto, ele não seria realizado.

Por lei, o Censo deve ser realizado a cada dez anos. O último ocorreu em 2010. No ano passado, a pesquisa, conduzida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), não foi realizada em 2020 devido à pandemia de Covid-19.

Na última semana, o governador do Maranhão, Flávio Dino, afirmou que a realização do censo era dever constitucional do governo federal e, por isso, orientaria a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) a ingressar com ação na Justiça.

O Palácio do Planalto informou ao G1 que não se manifestará sobre a decisão de Marco Aurélio

Autor