Governo Bolsonaro deixa ao menos 8 estados sem a 2ª dose da Coronavac

Falha na logística, de responsabilidade do Ministério da Saúde, já deixou centenas de milhares de pessoas com a imunização incompleta

A incompetência do governo Jair Bolsonaro está pondo em risco o Plano Nacional da Vacina contra a Covid-19. Cidades de ao menos oito estados tiveram de suspender a aplicação da segunda dose da Coronavac devido ao atraso na entrega de um novo lote da vacina previsto para este mês. A falha na logística, de responsabilidade do Ministério da Saúde, já deixou centenas de milhares de pessoas com a imunização incompleta.

Produzida pelo Instituto Butantan, em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, a Coronavac deve ser administrada com um intervalo de até 28 dias entre as duas doses. Porém, devido à má gestão bolsonarista, idosos de alguns estados já ultrapassaram esse prazo sem que a segunda dose fosse ofertada.

Uma das situações mais dramáticas é a do Rio Grande do Sul, onde faltam 40.470 doses da Coronavac para concluir o esquema vacinal de idosos que receberam doses da remessa entregue em 20 de março. Mais 223 mil pessoas, que tomaram o imunizante de lote entregue em 26 de março, estão com cronograma ameaçado. Os dados são da Secretaria Estadual da Saúde.

O problema atingiu também os grupos prioritários de Pernambuco. O governo estadual esperava nesta semana 126 mil doses para a segunda aplicação, mas só recebeu 28 mil – o que impede a Secretaria de Saúde, por ora, concluir o esquema vacinal de quase 100 mil pessoas. Em Maceió (AL), que só recebeu um terço das doses previstas para a semana, a prefeitura teve de desmarcar a vacinação de quem receberia a segunda dose nesta semana. Se novos lotes não chegarem até o início da semana que vem, milhares de idosos podem ficar com o esquema vacinal comprometido.

Na Paraíba, após 63 cidades suspenderem a oferta da dose de reforço, a Justiça determinou que o Ministério da Saúde enviasse 75 mil doses antecipadamente para retomar a campanha. No Rio Grande do Norte, Natal e Mossoró interromperam a aplicação da 2.ª dose. Levantamento da Secretaria da Saúde potiguar aponta que 56,8 mil pessoas já estão com a dose atrasada.

No Sudeste, Cajamar (SP) parou com a segunda aplicação semana passada e informou que entrará em contato com as pessoas que estavam agendadas para remarcar a imunização quando receber nova remessa. Guarapari (ES) esgotou todo o estoque de vacinas nesta terça-feira (27) e anunciou que a aplicação de segunda dose está suspensa a partir desta quarta-feira, 28.

Maricá (RJ) parou nesta terça-feira a aplicação após usar todas as 560 doses enviadas à cidade no sábado. A Secretaria Estadual da Saúde confirmou que “alguns municípios já comunicaram extraoficialmente à pasta que não têm mais doses de vacina para aplicação e terão de suspender a vacinação”. Segundo a pasta, desde meados de março, o ministério passou a recomendar a estados a utilização de todas as doses enviadas, sem retenção para segunda aplicação. “O ofício ressaltava que a medida tinha como objetivo acelerar o processo de vacinação, uma vez que havia cronograma semanal do ministério para distribuição de doses aos estados”.

O Ministério da Saúde não informou o total de pessoas com doses em atraso pela falta de vacina. Em nota divulgada nesta terça-feira (27), orientou que quem não tomou a segunda dose dentro dos 28 dias deve tomar mesmo fora do prazo, quando o produto estiver disponível. Porém, sobre as perspectivas de resolver o problema ou minimizar os danos, o órgão do governo Bolsonaro, mais uma vez, não trouxe resposta nenhuma.

Com informações do Estadão