O significado para todos da classe média próspera e crescente da China

Economista analisa as consequências para si e para o mundo de uma nação que supera a pobreza e passa a lidar com dilemas de países desenvolvidos, como a manutenção da renda, da estabilidade política e qualificação da população num mundo globalizado.

Nas últimas décadas, centenas de milhões de cidadãos chineses tornaram-se parte da classe média.

As grandes e impressionantes realizações da China nas últimas quatro décadas estimularam estudiosos e políticos a debater se o declínio do Ocidente – incluindo os Estados Unidos – como a força política e econômica dominante do mundo é inevitável em meio à ascensão aparentemente inexorável do Oriente.

O vírus covid-19 atingiu a China primeiro e fortemente, atrasando seu rápido crescimento econômico pela primeira vez desde a Grande Recessão. Mas a economia da China cresceu 18,3% no primeiro trimestre de 2021 em relação a 2020, mantendo-a sólida como a segunda maior economia do mundo. Muitos agora acreditam que a China, em vez dos EUA, pode impulsionar a recuperação global da pandemia.

Ainda não está claro que essa recuperação atual significa que a China recuperou sua antiga taxa de crescimento. Mas se isso acontecer, acredito que desencadeará uma disputa global sobre qual forma de governo terá uma influência dominante sobre os assuntos globais nas próximas décadas: a democracia ao estilo ocidental ou o tipo de autoritarismo da China.

Minha pesquisa e a de outros examina duas questões:

  • Será que a China resolverá os maiores desafios para manter sua taxa de crescimento de quatro décadas de 7%-8% ao ano,o que impulsionou seu crescente poder global?
  • Se a China conseguir manter esse ritmo, isso será um benefício para o resto do mundo?

A ‘armadilha da renda média’

Em 1978, Deng Xiaoping iniciou reformas transformadoras que abriram a China para a comunidade internacional e investimento estrangeiro. Em 2001, a China ingressou na Organização Mundial do Comércio e tornou-se uma participante entusiasmada nos mercados globais e cadeias de valor. Como resultado dessas e de outras políticas econômicas, a China conseguiu progredir rapidamente de uma nação de baixa renda para uma nação de renda média.

Dito de outra forma, a globalização certamente beneficiou a China de muitas maneiras até agora. Após gerações de pobreza endêmica, centenas de milhões de cidadãos chineses viram aumentos salariais levando a uma maior renda descartável. Agora, depois de pagar por necessidades básicas, eles têm dinheiro extra para economizar ou gastar em produtos de consumo, como roupas da moda ou gadgets tecnológicos.

Os ganhos estão agora se espalhando para alémdos centros urbanos , com o número de cidadãos que são rurais e pobres em declínio dramático, caindo 12,89 milhões apenas entre 2016 e 2017. Os gastos dos consumidores rurais estão aumentando. À medida que o aumento da produção agrícola atenua os temores de fome, o cotidiano das comunidades rurais está melhorando, enquanto a expansão das indústrias rurais não agrícolas oferece-lhes fontes alternativas de renda.

Esse crescente conforto material levou ao aumento da felicidade em viver na China. Mesmo assim, uma vez que um país como a China atinja o status de renda média, ele pode ficar preso– incapaz de competir com outras nações, seja na economia do conhecimento – tipicamente a província de nações de alta renda – ou na economia de baixos salários que deixou para trás.

Em um estudo influente desta“armadilha de renda média” para vários países,o Banco Mundial descobriu que de 101 nações de renda média em 1960, apenas 13 haviam chegado ao status de alta renda até 2008. Em parte, isso se deve ao que alguns chamam de “baixo equilíbrio de produtividade”, com uma fração relativamente pequena da força de trabalho global empregada em trabalhos de alta qualificação, como prestadores de cuidados médicos, engenheiros ou gerentes, em vez de trabalhos de baixa qualificação, como trabalhadores rurais, trabalhadores de fábrica ou funcionários de varejo e caixas. Os 88 países restantes eram mais pobres ou aparentemente presos no status de renda média.

Além disso, muitas pequenas e grandes empresas manufatureiras estão respondendo ao aumento dos salários da China, transferindo suas operações para países com custos de mão-de-obra mais baixos, como índia e Vietnã. Quarenta mil fábricas fecham toda a China todos os anos, eliminando empregos em massa. Isso significa que a China ordenhou a fabricação de baixa qualificação para todo o seu valor, e precisa de novas políticas para sustentar o crescimento.

Desafio educacional da China

O mundo está cada vez mais dividido em duas categorias: países bem educados e os que não são. Desde o fim da Segunda Guerra Mundial, nações industrializadas que também investiram substancialmente na melhoria da qualidade de suas escolas de ensino médio, escolas profissionalizantes e universidades têm evitado em grande parte a armadilha da renda média e progredido para o status de alta renda.

Em Cingapura, por exemplo, os investimentos do sistema educacional de 12%-35% do orçamento nacional anual deram origem a uma classe média bem educada, profissional e próspera que ancorou o crescimento econômico contínuo. Da mesma forma, a Coreia do Sul investiu pesado em educação, gastando em média 3,41% de seu produto interno bruto entre 1970 e 2016. Isso levou ao surgimento de uma força de trabalho bem educada que promoveu o desenvolvimento econômico do país por muitas décadas.

Alguns observadores especialistas acreditam que a China provavelmente fará movimentos semelhantes com sucesso, dando-lheuma boa chance de escapar da armadilha de renda média. Mas para que isso aconteça, a liderança precisa fazer investimentos maciços em todo o país em seus sistemas educacionais,desde a melhoria das escolas rurais e profissionalizantes até a melhoria das universidades e a ampliação do acesso às oportunidades educacionais urbanas. Esses investimentos educacionais, que os economistas denominam “melhorias do capital humano”,normalmente levam muito tempo para se desenvolverem plenamente.

Se a China sustentasse sua taxa média de crescimento anual de 7% ao fazer essa transformação da força de trabalho, sua renda per capita seria de cerca de US$ 55.000 até 2035, o que é quase idêntico à renda por pessoa dos EUA em 2014. Naquele ano, cerca de 44% da força de trabalho dos EUA tinha pelo menos uma educação universitária, e 89% um diploma de ensino médio. Mesmo análises estatísticas otimistas mostram que até 2035, os níveis de educação da China serão muito menores.

Portanto, o governo chinês realizará sua esperança de crescimento anual de 7% nos próximos 20 anos apenas se a China conseguir produzir uma relação numérica entre capital humano e renda per capita que é consideravelmente maior do que a experiência global típica até agora tem sido.

Outro desafio é que a China é um país injusto,com a lacuna rural-urbana mais profundamente enraizada do mundo. Sob o “hukou” da China ou sistema de registro domiciliar, todos os cidadãos são designados ao nascer para um hukou rural ou urbano. Esse sistema, que afeta praticamente todos os aspectos da vida, privilegia o status urbano, proporcionando aos detentores de hukou urbanos oportunidades educacionais substancialmente maiores e melhores.

Como resultado, 260 milhões de detentores chineses de hukou rurais não podem acessar a educação superior fornecida nas cidades. Mesmo quando migram para centros urbanos a trabalho, eles são deixados para trás porque seu hukou os força a viver como cidadãos de segunda classe em suas cidades adotadas. Assim, a China deve reformar seriamente o sistema hukou se quiser obter uma posição segura entre as nações “bem educadas” do mundo.

O que significaria uma China de alta renda para o resto do mundo?

O notável estudioso da China e professor da Universidade de Stanford Scott Rozelle disse que “o mundo inteiro estará muito melhor com uma China próspera”. Ele argumenta que o mundo se beneficiaria graças ao acesso contínuo a muitos bens de baixo preço, enquanto a própria China se beneficiaria porque o aumento da prosperidade pessoal amorteceria a agitação política civil.

Mas esse sucesso também pode sugerir às nações em desenvolvimento que, quando se trata de levantar milhões da pobreza e entregar amplo crescimento econômico e desenvolvimento, o socialismo com características chinesas é um modelo de governo mais desejável do que a democracia praticada no Ocidente.

O Partido Comunista Chinês deseja permanecer um governo firmemente autoritário. Na China, um vasto estado de vigilância rastreia o rosto das pessoas, escaneia seus telefones e é até capaz de dizer quando alguém saiu de casa.

perseguição do governo aos seus cidadãos uigures de minoria muçulmana na região de Xinjiang também fornece um vislumbre de como a China pode interagir com nações e povos que a desagradam em uma ordem mundial que domina.

Enquanto isso, a China já está expandindo sua influência internacional através de sua “Iniciativa Belt and Road” [Nova Rota da Seda], que envolve investir bilhões em projetos de desenvolvimento na Europa, Ásia, África Oriental e Pacífico Ocidental. No processo, a China é crivelmente exigente, e começa a receber, um papel político dominante no cenário mundial.

É muito cedo para dizer se a China continuará a sustentar um rápido crescimento econômico ou fazer os investimentos e reformas sociais que precisa para avançar a maioria de seus cidadãos para a classe média. Mas dada a sua determinação e progresso nas últimas décadas, é plausível que, em meados do século, uma China igual em riqueza e influência política para os EUA e sua coalizão de democracias possa se tornar um fato. Tal China pode muito bem ter o poder de quebrar a ordem internacional atual em duas visões opostas e incompatíveis sobre o futuro da Ásia e do mundo.

Amitrajeet A. Batabyal é professor de Economia Arthur J. Gosnell no Rochester Institute of Technology

Traduzido por Cezar Xavier