CPI da Covid tem Omar Aziz presidente e Renan relator

O TRF-1 cassou liminar que impedia o senador Renan Calheiros (MDB-AL) de assumir a relatoria. Senado já havia decidido não cumprir decisão

Considerado ferrenho opositor ao governo Bolsonaro, Renan Calheiros foi escolhido relator da CPI -Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

A comissão parlamentar de inquérito (CPI) que vai investigar as ações do governo e o uso de verbas federais na pandemia de covid-19, elegeu seu presidente nesta terça-feira (27). Os trabalhos serão comandados pelo senador Omar Aziz (MDB-AM), que indicou Renan Calheiros (MDB-AL) para a relatoria. O vice-presidente eleito é Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

O presidente em exercício do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), desembargador Francisco Betti, cassou a liminar concedida ontem pelo juiz federal Charles Renaud Frazão de Moraes (da 2ª Vara Federal de Brasília) que impedia o senador Renan Calheiros (MDB-AL) de assumir a relatoria da comissão parlamentar de inquérito.

Antes da derrubada da liminar, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), já havia anunciado que não cumpriria a decisão. “A escolha de um relator cabe ao presidente da CPI, por seus próprios critérios. Trata-se de questão interna corporis do Parlamento, que não admite interferência de um juiz”, diz nota divulgada pela assessoria de Pacheco.

Acompanhe ao vivo os trabalhos da CPI:

Com informações da TV Senado

Autor