Governadores ignoram Bolsonaro e propõem acordo pelo clima a Biden

Documento é assinado pelos chefes do Executivo de 23 estados e propõe ações compartilhadas para combate ao desmatamento e à emissão de gases do efeito estufa

Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Governadores de 23 estados brasileiros enviaram uma carta ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e se declararam dispostos a compartilhar ações de combate ao desmatamento e redução da emissão de gases de efeito estufa, informa o jornal Estado de S.Paulo.

Os governadores procuram Biden às vésperas do encontro que entre o presidente Jair Bolsonaro, Joe Biden e lideranças de mais 40 países, a partir da próxima quinta-feira (22) para discutir mudanças climáticas. No encontro, os EUA esperam que o Brasil apresente um compromisso político claro e pragmático com a preservação do meio ambiente.

Os governantes estaduais, no entanto, se anteciparam a Bolsonaro. “Celebrando a decisão do seu governo em fortalecer a agenda ambiental internacional e o Acordo de Paris, expressamos nossa intenção de implementar ações conjuntas, propondo a cooperação entre os Estados Unidos e os governos estaduais brasileiros, responsáveis pela maior parte da Floresta Amazônica, a mais extensa floresta tropical do mundo”, afirmam os membros da chamada Coalizão Governadores Pelo Clima.

“A coalizão Governadores Pelo Clima, ampla e diversa, envolvendo progressistas, moderados e conservadores, de situação e de oposição, sinaliza o desejo do Brasil por união e construção colaborativa de soluções em defesa da humanidade e de todas as espécies de vida que estão ameaçadas pela degradação de ecossistemas”, dizem ainda.

Segundo o Estado de S. Paulo, apenas quatro unidades da federação estavam de fora da iniciativa: Santa Catarina (Carlos Moisés – PSL), Rondônia (Coronel Marcos Rocha – PSL), Roraima (Antonio Denarium – sem partido) e Distrito Federal (Ibaneis Rocha – MDB).

Autor