Real foi a moeda emergente que mais se desvalorizou na pandemia

Segundo estimativa do Bank of America, real está 24% mais barato do que se sugeriria para uma moeda de um país em desenvolvimento

O real foi a moeda que mais se desvalorizou com a pandemia do novo coronavírus segundo o novo modelo de taxa justa de câmbio divulgado pelo Bank of America (BofA), informou o Portal iG.

De acordo com a estimativa, o real está 24% mais barato do que se sugeriria para uma moeda de um país em desenvolvimento. A queda foi a maior da lista de 20 moedas emergentes.

O dólar de Cingapura é o próximo da lista, com -18%, seguido pelo iuan chinês (-15%). Os melhores colocados são o rand sul-africano (+5%) e o peso argentino e rupia indiana, cada um com 4% de valorização.

Guarani valorizado

Neste sábado (17), o Portal G1 publicou uma matéria que ilustra o movimento de desvalorização do real. Segundo a reportagem, com a valorização de 17% do guarani, moeda paraguaia, frente à divisa brasileira, consumidores paraguaios têm cruzado a fronteira para fazer compras em Foz do Iguaçu, oeste do Paraná.

Tradicionalmente, eram os consumidores brasileiros que costumavam atravessar a Ponte da Amizade para adquirir produtos mais baratos do país vizinho.

Autor