Ex-ministros de Bolsonaro serão os primeiros a depor na CPI da Covid

Os primeiros requerimentos serão para convocar três ex-ministros e buscar por material do MPF (Ministério Público Federal) e do TCU (Tribunal de Contas da União) sobre a atuação do governo no combate à pandemia

Foto: Evaristo Sá/AFP

Os ex-ministros Eduardo Pazuello (Saúde), Eernesto Araújo (Relações Exteriores) e Fernando Azevedo (Defesa) serão os primeiros convocados a depor na CPI do Senado que vai apurar a omissão do governo Bolsonaro no combate à pandemia de coronavírus no país. Segundo apurou a Folha de S.Paulo, essa é a decisão da maioria dos parlamentares que integram o colegiado.

Com reunião prevista para a próxima quinta-feira (22), os primeiros requerimentos serão para convocar três ex-ministros e buscar por material do MPF (Ministério Público Federal) e do TCU (Tribunal de Contas da União) sobre a atuação do governo no combate à pandemia.

A ideia dos parlamentares é ainda mapear logo no começo as ações do Executivo na aquisição de remédios para tratamento precoce, como a hidroxicloroquina, para verificar quanto de dinheiro público foi usado na compra de medicamentos sem eficácia comprovada.

Em outra frente, os senadores pretendem investigar o motivo para o governo brasileiro ter rejeitado a compra de 70 milhões de vacinas da Pfizer em 2020, conforme mostrou a Folha, quando o imunizante ainda estava em desenvolvimento.

Os senadores também discutem a convocação do atual ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. A compra de vacinas também está na mira desse começo de trabalho da comissão.

Com informações da Folha de S.Paulo

Autor