Decisão sobre suspeição de Sergio Moro já foi tomada, diz Gilmar Mendes

“Essa questão está resolvida. Porque, de fato, nós julgamos o habeas corpus (da suspeição de Moro na Segunda Turma)”, disse o ministro

Gilmar Mendes - Carlos Moura/SCO/STF

Em entrevista ao Estadão, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes disse que não vê espaço no plenário da Corte para uma reviravolta no julgamento de suspeição do ex-juiz Sergio Moro nos casos relacionados ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Essa questão está resolvida. Porque, de fato, nós julgamos o habeas corpus (da suspeição de Moro na Segunda Turma)”, disse.

O ministro do discorda do relator da Lava Jato no STF, Edson Fachin, que quer a apreciação do caso no pleno. “Não podemos fazer casuísmo com o processo, por se tratar de A ou de B. O que é curioso é que eu propus que a matéria fosse afetada ao plenário, na época, em 2018 no início do julgamento. E por três a dois a minha posição ficou vencida. E, agora, a decisão foi tomada”, lembrou.

Questionado se o STF impôs uma correção de rumos à Lava Jato, o ministro considerou que a operação sofreu inúmeras derrotas ao longo desse tempo. “Mas por seus próprios méritos. Ou deméritos. Ela causou isso. Na medida em que, por exemplo, eles avançavam sobre competências que não tinham. A pergunta básica é: como que se deu tanto poder a uma força tarefa? Em que lugar do mundo haveria isso? É alguma coisa que precisa ser explicada. Virou um esquadrão”, disse.

Autor