Massacre de Eldorado do Carajás completa 25 anos

O dia 17 de abril se tornou símbolo de luta camponesa internacional e virou lei como Dia Nacional de Luta pela Reforma Agrária.

Nesta sexta-feira (16), às 10h, acontece a coletiva de imprensa sobre os 25 anos do Massacre de Eldorado do Carajás. A entrevista se dará pela plataforma Zoom.

Na coletiva, a conjuntura política, abandono da reforma agrária, resistências e ações de solidariedade estão entre os temas tratados. O evento contará com a participação das(os) seguintes dirigentes nacionais do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST): João Paulo Rodrigues, Marina dos Santos e Francisco Moura.

Na ocasião serão expostas a programação das manifestações que ocorrem em todo país em memória aos trabalhadores rurais Sem Terra assassinados no dia 17 de abril de 1996, na curva do S em Eldorado do Carajás no Pará. A data se tornou símbolo de luta camponesa internacional e virou lei como Dia Nacional de Luta pela Reforma Agrária.

A Jornada de Abril está marcada pela dor e indignação pelas vidas perdidas com a pandemia do vírus e da fome, mas, ao mesmo tempo, as homenagens acontecem como demonstração de desafio pela transformação social.

Por conta da pandemia da Covid-19, a juventude de acampamentos e assentamentos que realizavam atividades todos os anos no local do massacre, tiveram que adaptar o 15º Acampamento Pedagógico da Juventude Sem Terra de forma virtual, as atividades podem ser acompanhadas pelas redes virtuais do movimento. Nesta semana também haverá atividades simbólicas em memória por todo país.

Fonte: MST