Líderes de Oposição condenam perseguição política na PF

Parlamentares acionam MPF contra novo diretor-geral da PF por troca de chefe no Amazonas.

Diretor-geral da Polícia Federal, Paulo Maiurino, e novo ministro da Justiça, Anderson Torres, são alvo de representação no MPF. Daniel Estevão/MJSP

Líderes de Oposição na Câmara dos Deputados enviaram nesta quinta-feira (15), representação ao Ministério Público Federal (MPF) com solicitação para que seja investigada a retirada de Alexandre Saraiva da chefia da Polícia Federal do Amazonas.

A demissão aconteceu após Saraiva denunciar o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, ao Supremo Tribunal Federal (STF) por beneficiamento de madeireiros ilegais. A notícia-crime enviada ao STF também lista o senador Telmário Mota (Pros-RR) e o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Eduardo Bin.

A representação assinada pelo líder do PCdoB, Renildo Calheiros (PE); pelo líder da Minoria, Marcelo Freixo (PSol-RJ); pelo líder da Oposição, Alessandro Molon (PSB-RJ); pelo líder do PT na Câmara, Bohn Gass (RS); do PSB, Danilo Cabral (PE); do PDT, Wolney Queiroz (PE); do PSol, Talíria Petrone (RJ); e da Rede, Joenia Wapichana (RR), tem como alvos o novo ministro da Justiça, Anderson Torres, e o novo diretor-geral da Polícia Federal, Paulo Maiurino.

No texto, Torres e Maiurino são acusados de improbidade administrativa, advocacia administrativa e prevaricação.

“A Polícia Federal, órgão subordinado administrativamente ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, não pode ser utilizada como instrumento de perseguição política”, reiterou o líder do PCdoB, Renildo Calheiros (PE).

Os parlamentares querem que, caso seja verificadas irregularidades, a nomeação do novo superintendente da PF no Amazonas, Leandro Almada, seja anulada.

Da Liderança do PCdoB na Câmara

Autor