Nascida da violência, há 100 anos, Irlanda do Norte revive distúrbios

Agitada pelo impacto do Brexit, o território do Reino Unido se move numa direção sombria e perigosa. Tudo começou na semana em que autoridades disseram que não processariam os líderes do partido nacionalista Sinn Fein por violarem restrições da pandemia no verão, quando compareceram a um funeral de Bobby Storey, um mártir do IRA.

Distúrbios em Belfast, em abril de 2021

Os distúrbios sectários voltaram às ruas da Irlanda do Norte [em 29 de março], poucas semanas antes de seu 100º aniversário como território do Reino Unido.

Por várias noites, jovens manifestantes leais ao domínio britânico – alimentados pela raiva em relação ao Brexit, policiamento e uma sensação de alienação do Reino Unido – atearam fogo na capital, Belfast, e entraram em confronto com a polícia . Muitos ficaram feridos .

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, pedindo calma , disse que “a maneira de resolver as diferenças é por meio do diálogo, não da violência ou da criminalidade”.

Mas a Irlanda do Norte nasceu da violência.

Divisões profundas entre dois grupos de identidade – amplamente definidos como protestantes e católicos – dominaram o país desde sua fundação. Agora, novamente agitada pelo impacto do Brexit , a Irlanda do Norte está aparentemente se movendo em uma direção mais sombria e perigosa.

Colonização da Irlanda

A ilha da Irlanda, cuja parte mais ao norte fica a apenas 13 milhas da Grã-Bretanha, é um território contestado há pelo menos nove séculos.

A Grã-Bretanha por muito tempo contemplou com ambições coloniais seu vizinho católico menor. A invasão anglo-normanda do século 12 trouxe pela primeira vez os vizinhos ingleses para a Irlanda.

A Irlanda do Norte foi separada da Irlanda pelos britânicos em 1920 e tornou-se um país do Reino Unido em 1921. Desde então, divisões entre protestantes que se consideram britânicos e católicos que se consideram irlandeses fervilharam no país, com erupções periódicas de violência mortal.

No final do século 16, frustrada pela contínua resistência irlandesa nativa, a Inglaterra protestante implementou um plano agressivo para colonizar totalmente a Irlanda e erradicar o catolicismo irlandês. Conhecido como “plantações” , este exercício de engenharia social “plantou” áreas estratégicas da Irlanda com dezenas de milhares de protestantes ingleses e escoceses.

As “plantações” ofereciam aos colonos florestas baratas e pescarias abundantes. Em troca, a Grã-Bretanha estabeleceu uma base leal à coroa britânica – não ao papa.

A estratégia de plantação mais ambiciosa da Inglaterra foi executada em Ulster, a mais setentrional das províncias da Irlanda. Em 1630, de acordo com a Fundação Histórica do Ulster , havia cerca de 40.000 colonos protestantes de língua inglesa no Ulster.

Embora deslocada, a população católica irlandesa nativa de Ulster não foi convertida ao protestantismo. Em vez disso, duas comunidades divididas e antagônicas – cada uma com sua própria cultura, idioma, lealdades políticas, crenças religiosas e histórias econômicas – compartilhavam uma região.

De quem é esta Irlanda?

Ao longo dos próximos dois séculos, a divisão de identidade do Ulster se transformou em uma luta política pelo futuro da Irlanda.

Os “sindicalistas” – na maioria protestantes – queriam que a Irlanda continuasse fazendo parte do Reino Unido. “Nacionalistas” – na maioria católicos – queriam autogoverno para a Irlanda.

Essas lutas se desenrolaram em debates políticos, na mídia, esportes, pubs – e, muitas vezes, na violência nas ruas.

Desenho de pessoas de terno fugindo de soldados armados
Soldados britânicos reprimem uma rebelião em Belfast em 1886. Hulton Archive

No início dos anos 1900, um movimento de independência irlandesa estava surgindo no sul da Irlanda. A luta nacional pela identidade irlandesa apenas intensificou o conflito no Ulster.

O governo britânico, na esperança de apaziguar os nacionalistas no sul enquanto protegia os interesses dos sindicalistas do Ulster no norte, propôs em 1920 dividir a Irlanda em duas partes : uma maioria católica, a outra dominada pelos protestantes – mas ambas permanecendo no Reino Unido.

Os nacionalistas irlandeses do sul rejeitaram essa ideia e continuaram com sua campanha armada para se separar da Grã-Bretanha . Eventualmente, em 1922, eles ganharam a independência e se tornaram o Estado Livre da Irlanda, hoje chamado de República da Irlanda.

No Ulster, os detentores do poder sindicalista aceitaram relutantemente a partição como a melhor alternativa para o resto da Grã-Bretanha. Em 1920, o Ato do Governo da Irlanda criou a Irlanda do Norte, o mais novo membro do Reino Unido.

Uma história conturbada

Neste novo país, os católicos irlandeses nativos eram agora uma minoria, constituindo menos de um terço dos 1,2 milhão de habitantes da Irlanda do Norte.

Picados pela partição, os nacionalistas se recusaram a reconhecer o estado britânico. Professores católicos, apoiados por líderes religiosos, recusaram-se a receber salários do Estado.

E quando a Irlanda do Norte teve seu primeiro parlamento em maio de 1921, os políticos nacionalistas não tomaram seus assentos eleitos na assembléia. O Parlamento da Irlanda do Norte tornou-se, essencialmente, protestante – e seus líderes pró-britânicos perseguiram uma ampla variedade de práticas anticatólicas , discriminando os católicos em moradias públicas, direitos de voto e contratação.

Na década de 1960, os nacionalistas católicos na Irlanda do Norte estavam se mobilizando para exigir uma governança mais justa. Em 1968, a polícia respondeu violentamente a uma marcha pacífica para protestar contra a desigualdade na distribuição de moradias públicas em Derry, a segunda maior cidade da Irlanda do Norte. Em 60 segundos de inesquecíveis imagens de televisão, o mundo viu canhões de água e policiais com cassetetes atacarem manifestantes indefesos sem restrições.

Em 30 de janeiro de 1972, durante outra marcha pelos direitos civis em Derry, soldados britânicos abriram fogo contra manifestantes desarmados, matando 14. Este massacre, conhecido como Domingo Sangrento , marcou um ponto de inflexão. Um movimento não violento por um governo mais inclusivo se transformou em uma campanha revolucionária para derrubar esse governo e unificar a Irlanda.

Exército Republicano Irlandês (IRA), um grupo paramilitar nacionalista, usou bombas, assassinatos e emboscadas para buscar a independência da Grã-Bretanha e a reunificação com a Irlanda.

Imagem em preto e branco de policiais armados ocupando uma rua enfumaçada da cidade
A cidade de Derry tornou-se efetivamente uma zona de guerra às vezes em 1969. Independent News and Media

Grupos paramilitares de longa data que estavam alinhados com as forças políticas pró-Reino Unido reagiram da mesma maneira. Conhecidos como lealistas, esses grupos se uniram às forças de segurança do Estado para defender a união da Irlanda do Norte com a Grã-Bretanha.

Conhecida eufemisticamente como “os problemas”, essa violência custou 3.532 vidas de 1968 a 1998.

Brexit bate forte

Os problemas diminuíram em abril de 1998, quando os governos britânico e irlandês, junto com os principais partidos políticos da Irlanda do Norte, assinaram um acordo de paz mediado pelos Estados Unidos. O Acordo da Sexta-feira Santa estabeleceu um acordo de divisão de poder entre os dois lados e deu ao parlamento da Irlanda do Norte mais autoridade sobre os assuntos internos.

acordo de paz fez história. Mas a Irlanda do Norte permaneceu profundamente fragmentada por políticas de identidade e paralisada por governança disfuncional, de acordo com minha pesquisa sobre risco e resiliência no país .

A violência aumentou periodicamente desde então.

Manifestante atira calota contra a polícia, que fica em uma fila usando equipamento de choque completo
Manifestantes e polícia se enfrentam em Belfast em 8 de abril de 2021. Charles McQuillan

Então, em 2020, veio o Brexit. A retirada negociada da Grã-Bretanha da União Européia criou uma nova fronteira no Mar da Irlanda que economicamente afastou a Irlanda do Norte da Grã-Bretanha em direção à Irlanda.

Aproveitando a instabilidade causada pelo Brexit, os nacionalistas renovaram os apelos por um referendo sobre a reunificação formal da Irlanda.

Para sindicalistas leais à Grã-Bretanha, isso representa uma ameaça existencial. Jovens legalistas nascidos após o auge dos problemas têm medo particularmente de perder uma identidade britânica que sempre foi deles.

Espasmos recentes de desordem nas ruas sugerem que eles defenderão essa identidade com violência, se necessário. Em alguns bairros, os jovens nacionalistas reagiram com violência própria .

Em seu ano centenário, a Irlanda do Norte oscila à beira de um precipício dolorosamente familiar.

James Waller Cohen é professor de Estudos do Holocausto e Genocídio, Keene State College

Traduzido por Cezar Xavier