Marisqueiras do Ceará relatam vivências e tradições

Um podcast com histórias das mulheres que trabalham no litoral do Ceará.

Dona Odete é marisqueira e personagem central do projeto Histórias de Pescadoras l Foto: Divulgação

O projeto História de Pescadoras, proposto pelo Coletivo de Mulheres Marisqueiras do Batoque, foi contemplado pela Lei Aldir Blanc e apresenta uma conversa profunda de tradições, afetos e coragem. No projeto, Dona Odete, marisqueira da praia Batoque, distrito da cidade de Pindoretama, região metropolitana de Fortaleza (CE), conta as histórias, os desafios e a força das mulheres pescadoras do Ceará.

Tal qual o movimento das marés, indo e vindo, o Coletivo de Mulheres Marisqueira da Praia do Batoque valoriza o conhecimento profundo que as marisqueiras têm sobre a natureza, sua relação com as outras mulheres, as sensibilidades e habilidades afloradas num ambiente social tão hostil e visível na precariedade das condições de trabalho e de vida dessas mulheres. O lugar subalterno da mulher, tão naturalizado historicamente, permitiu ampliar a reflexão na perspectiva de gênero, mulheres marisqueiras a discutir sobre Cultura, Patrimônio, Sexualidade, Violência doméstica, discriminação, o seu papel na comunidade, na família e na sociedade. A auto percepção das marisqueiras sobre os seus fazeres e saberes foi despertando nessas mulheres a necessidade de preservar a memória da prática e das histórias de mariscar como valorização da vida e do trabalho da marisqueira.

O trabalho das marisqueiras foi definido oficialmente pela Lei 13.902/19 que inclui a atividade extrativa de mariscos na Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável da Aquicultura e da Pesca (Lei 11.959/09). Segundo a norma, serão consideradas marisqueiras as mulheres que realizam artesanalmente essa atividade em manguezais de maneira contínua, de forma autônoma ou em regime de economia familiar, para sustento próprio ou comercialização de parte da produção. Faz parte das diretrizes da política a criação de cooperativas ou associações de marisqueiras com vistas a estimular, por intermédio da participação coletiva, o desenvolvimento da atividade.

Ouça abaixo os episódios das Histórias de Pescadoras

Com informações da assessoria do projeto Histórias das Pescadoras e da Agência Câmara de Notícias

Autor