Só quem tem internet consegue usar auxílio emergencial

Se a pessoa não tem o que comer, como exigir que ela tenha smartphone, pacote de internet e conhecimento digital para usar o recurso financeiro?

Empobrecimento na pandemia envolve pessoas que não têm celular, pacote de dados ou sequer conhecimento digital para pagar contas pelo aplicativo da Caixa Econômica Federal.

A Caixa Econômica Federal depositou nesta sexta-feira (9) o auxílio emergencial para os beneficiários nascidos em fevereiro, mas, mesmo com dinheiro na conta, muitas famílias ainda precisam esperar para comprar o básico. São cerca de 88 milhões de brasileiros.

O auxílio emergencial está disponível, mas só para quem tem o aplicativo da Caixa Econômica Federal. Dados da Fundação Getúlio Vargas mostram que, entre os mais pobres, 40% não acessam a internet. Essas pessoas vão ter que esperar para sacar o dinheiro vivo na boca do caixa. Milhões estão sem renda e precisam desses recursos para comprar comida.

Quase a maioria não tem como usar porque sequer tem telefone (ou emprego). É o que acontece com milhões de brasileiros que nasceram em janeiro mas sequer entende o que seja um aplicativo de internet.

O dinheiro só estará disponível para saque a partir do dia 4 de maio. A Caixa diz que hoje o auxílio pode ser usado pelo aplicativo Caixa Tem, para pagar boletos, compras na internet e em maquininhas; que é possível realizar compras em supermercados, padarias, farmácias e outros estabelecimentos com o cartão de débito virtual e QR Code.

Segundo especialistas em assistência social, o governo precisaria, imediatamente, saber exatamente quem não está acessando o benefício e por quê para garantir a necessidade emergencial das pessoas.

Segundo reportagem do Jornal Nacional, da Rede Globo, a exigência fez surgir nas ruas um mercado paralelo para quem não tem telefone ou internet, mas tem urgência de dinheiro na mão: um atravessador que cobra R$ 30 para entregar “cento e poucos” na mão ou espera até maio.

A Caixa afirmou que custeia a navegação no aplicativo e que o beneficiário consegue usar o Caixa Tem mesmo que não tenha pacote de dados suficiente. Declarou ainda que o cronograma de operações de saque, de transferências e de PIX é para evitar aglomerações.

Autor