Ataque ao Capitólio: policial e motorista morrem

Suspeito atingiu dois agentes da Polícia do Capitólio com carro e desceu brandindo uma faca. Ele foi abatido a tiros

Capitólio dos Estados Unidos, centro legislativo do Estado americano em Washington, DC -Foto: David Knox/Unsplash

Um oficial da Polícia do Capitólio morreu e outro ficou gravemente ferido nesta sexta-feira (2) após um motorista avançar com um veículo em direção a uma barricada do lado de fora do complexo de edifícios.

O suspeito, que também morreu, atingiu os dois agentes com o carro na Constitution Avenue. Ele então saiu do carro ameaçando os presentes com uma faca, o que forçou os outros policiais a atirarem nele. Tanto os policiais quanto o motorista foram levados para um hospital nas proximidades.

Um agente da Polícia do Capitólio já havia morrido em 6 de janeiro, quando houve uma invasão na tentativa de impedir a realização da sessão que confirmaria Joe Biden como presidente dos EUA. Além disso, dois policiais que atenderam à ocorrência naquele dia mais tarde se suicidaram. Segundo as famílias, foi um resultado direto do impacto do ataque do dia 6 de janeiro.

De acordo com o site Politico, o suspeito morto hoje não era conhecido pela Polícia do Capitólio nem pela Polícia Metropolitana de Washington. Segundo Robert Contee, da polícia de Washington, o incidente de hoje não parece ter relações com terrorismo. Não se sabe a motivação do suspeito.

A Polícia do Capitólio liberou os edifícios do complexo, que tinham sido fechados, pouco após às 15h. Segundo a Casa Branca, o presidente Joe Biden, que está passando o fim de semana em Camp David, foi informado sobre os acontecimentos. A deputada Democrata Nancy Pelosi, presidente da Câmara dos Representantes (equivalente à Câmara dos Deputados) determinou que todas as bandeiras do Capitólio fossem colocadas a meio mastro em homenagem ao oficial morto.

Fonte: Politico/Tradução: Mariana Branco