Ocupação de UTI em Araraquara cai para 84%, menor taxa em 41 dias

Primeira cidade do país com medidas restritivas de circulação, está há 10 dias sem fila de paciente esperando por internação.

Rodovia de Interligação Vereador Elias Damus (SPI-243/310). Data: 31/10/2014. Local: Araraquara/SP. Foto: Edson Lopes Jr/A2 FOTOGRAFIA

Araraquara (SP) confirmou nesta quinta-feira (18) que o lockdown dá resultados imediatos contra a pandemia de covid-19. Os leitos de Unidade de Terapia Intensiva estão com 84% de ocupação, a menor taxa em 41 dias. Já os leitos de enfermaria estão com 67% de ocupação, a menor taxa em 42 dias.

Como a cidade se destacou por ser a primeira a promover lockdown rigoroso contra a circulação do vírus, também registra esse alívio no momento em que a maior parte do país registra fila de espera de pacientes graves de covid-19 nos hospitais, com óbitos sendo registrados por falta de leitos e equipe necessária para o atendimento.

Araraquara teve medidas restritivas de circulação, enfrentou uma crise hospitalar com aumento de internações e mortes pela doença. mais 3 mortes por Covid-19 e agora soma 302 óbitos causados pela doença desde o início da pandemia. O município também registrou mais 84 casos da doença e chegou a 16.429.

Um estudo do Instituto de Medicina Tropical da USP mostrou que a cidade do interior paulista encontrou a variante brasileira do novo coronavírus em 93% dos casos analisados na cidade. A P.1 pode ter relação com a alta da doença no município, segundo a prefeitura.

Nesta quinta, o prefeito Edinho Silva (PT) afirmou que a cidade está há dez dias sem fila de pacientes com Covid-19 à espera por internação. As internações caíram 30%.

*no dia 5 de março a taxa não foi divulgada.

Novas mortes

Os óbitos mais recentes notificados nesta quinta-feira são:

  • Idosa de 78 anos, com comorbidades, internada em hospital da rede privada em 9 de março.
  • Idosa de 65 anos, com comorbidades, internada em hospital da rede privada em 5 de março.
  • Idosa de 82 anos, com comorbidades, internada em unidade da rede pública em 18 de março.

Araraquara tem morte pela doença há 38 dias seguidos, sendo 97 óbitos em 18 dias de março (veja abaixo o gráfico).

Novos casos

A cidade registrou mais 84 casos positivos de coronavírus o equivalente a 21% de 394 amostras analisadas na Unesp e na UPA da Vila Xavier. Não foram divulgados casos de laboratórios particulares.

Do total de confirmados, 495 permanecem em quarentena e 15.632 já saíram. Aguardam resultado de exames 515 amostras.

No dia 21 de fevereiro, quando a cidade iniciou o lockdown, a média móvel de casos diários da doença era de 189,5, segundo a Unesp. Nesta quinta, o número chega a 88,6, redução de 53,3%.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é image-69.png
Curva de contágios mostra redução dramática com lockdown, enquanto o resto do país explode em infecções e lota hospitais, causando mortes antes do atendimento médico

Internações

Hoje, 175 pacientes estão internados, 7 a menos em relação a quarta. Destes, 101 estão em enfermaria – 5 suspeitos e 96 confirmados. E 74 estão na UTI – 1 suspeito e 73 confirmados. Do total de 175 internados, 125 são moradores de Araraquara e 50 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.

Do total de 182 internados, 131 são moradores de Araraquara e 51 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.

Hoje, a Santa Casa de Araraquara tem 16 pacientes internados com Covid-19, a Unidade de Retaguarda do Melhado tem 21 pacientes e o Hospital de Campanha tem 49 pacientes.

Autor