Governo da Bahia contesta “desumanidade” de Bolsonaro contra lockdown

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), disse que Bolsonaro ‘atrapalha’ o combate à pandemia e que é ‘aliado do vírus’

Salvador BA 26 02 2021 Inicio da Fiscalização de estabelecimentos comerciais Policias, Militar e Civil, do Estado da Bahia começam monitoramento para o toque de recolher, diante da pandemia do COVID. Foto: Fernando Vivas/GOVBA

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), disse que a ação apresentada ao STF (Supremo Tribunal Federal) pelo presidente Jair Bolsonaro (ex-PSL) mostra que ele é “desumano e “aliado do vírus e das mortes” causadas pela covid-19. Bolsonaro pediu ao Supremo que sejam suspensos os decretos com restrições no Distrito Federal, na Bahia e no Rio Grande do Sul.

“Mais uma vez o presidente mostra a sua desumanidade, frieza, falta de empatia com a vida humana e demonstra ser mais uma vez um grande aliado do vírus e da morte. Ele não cansa de dar demonstrações de desprezo pelo próximo”, disse o governador, em entrevista à TV Aratu.

Costa afirmou que já acionou a PGE (Procuradoria Geral do Estado) da Bahia para articular com a PGE do Rio Grande do Sul e responder ao presidente, que segundo ele, vem “atrapalhando” o combate à pandemia.

O governador criticou a simulação feita durante a live de ontem, pelo presidente, de uma pessoa com falta de ar. “Chega a ser repugnante. Eu nunca imaginei o Brasil chegar a uma situação dessa, com um presidente com tamanha falta de responsabilidade, empatia e falta de solidariedade”.

A imitação se deu quando o presidente explicava a importância do tratamento precoce contra covid-19, que ele recomenda insistentemente, mesmo com contraindicação de cientistas e entidades médicas. Ele menciona orientação do ex-ministro da saúde, Luis Eduardo Mandetta, quando dizia que ao sentir falta de ar, o doente deveria procurar imediatamente o hospital. Bolsonaro diz que esta pessoa já deveria ter usado cloroquina e vermectina para prevenir a falta de ar.

Ao defender medicamentos para tratamento precoce da covid, sem qualquer comprovação científica, o presidente chega a imitar em live do dia 19 de março de 2021 uma pessoa com falta de ar, dizendo que seu ex-ministro dizia que a pessoa devia procurar tratamento médico, quando deveria estar usando cloroquina.

Além de Costa, na Bahia, a ação apresentada por Bolsonaro tem como alvo os governadores Ibaneis Rocha (MDB), do Distrito Federal, e Eduardo Leite (PSDB), do Rio Grande do Sul. Ibaneis já afirmou que os decretos de restrições “não têm nada de inconstitucionais”.

O gaúcho publicou um vídeo no Twitter para criticar o presidente, reforçando que a lei federal dá competência aos estados para restringir circulação de pessoas.

“O presidente Bolsonaro mais uma vez chega atrasado. Não é de surpreender. Já atrasou o país na compra de vacinas. Chega atrasado agora, uma vez que nosso decreto tem vigência prevista até dia 21, domingo. Na segunda-feira teremos outras restrições diferenciadas”, explicou Eduardo Leite, reforçando o pedido para que Bolsonaro compre mais vacinas contra covid-19.

Autor