Rússia alerta para lotes de Sputnik V falsa para desacreditar vacina

Milhares de falsas vacinas foram apreendidas no México, indo para Honduras. Rússia acredita em sabotagem para desacreditar a vacina.

Doses falsas estavam sendo transportadas em jato particular de forma inadequada.

O Fundo Russo de Investimento Direto da Rússia (RDIF) acompanha a operação do Governo do México, sua Alfândega e Forças Armadas pela apreensão de um lote da vacina russa Sputnik V falsa contra o coronavírus, nesta quinta-feira.

“Este é um exemplo de possíveis provocações contra a Sputnik V, assim como as autoridades russas advertiram na semana passada. O governo mexicano parou e evitou essa provocação, possivelmente com o objetivo de desacreditar a vacina Sputnik V por meio do envio de uma vacina falsa. O RDIF, o Ministério da Saúde da Rússia e entidades governamentais cooperarão com as autoridades mexicanas nesta investigação e análise do conteúdo da vacina falsa”, acusa nota do RDIF russo.

Desde o início de sua produção, a vacina russa é alvo de desconfianças da imprensa e governos ocidentais, devido a pressões dos EUA. Não alinhado com a política externa americana, o país tem seu território cercado pelos exércitos da OTAN, vigiado por organismos europeus, além de sofrer sanções comerciais. Estratégias de desinformação e distribuição de fake news sobre o país também são frequentes. Por isso, a sugestão de que a estratégia deve ser deliberada e sistemática para desacreditar a Sputinik V.

Leia mais aqui:

Imprensa ocidental bloqueia debate sobre segurança da vacina russa

Comparação feita pelo Instituto Gamaleya mostra diferenças grosseiras na grafia cirílica, na embalagem primária e secundária e no armazenamento para transporte.

No início desta quinta-feira, as autoridades mexicanas apreenderam um lote de vacinas projetadas e embaladas como Sputnik V. A análise das fotografias do lote apreendido, incluindo o desenho dos recipientes e rótulos, sugere que se trata de uma substância falsa que nada tem a ver com a vacina original. O procedimento de envio também violou os protocolos de embalagem e transporte da vacina oficial Sputnik V.

O pessoal da alfândega mexicana implementou o protocolo de revisão para uma aeronave privada que se encontrava em território nacional e que se destinava ao Aeroporto Internacional San Pedro Sula, em Honduras, e com o apoio de elementos do Exército mexicano, detectou dentro de duas caixas de gelo com mil 155 frascos com o equivalente a 5.775 doses da vacina russa contra COVID-19, escondida entre refrigerantes e doces.

Segundo o comunicado mexicano, procedeu-se ao embargo preventivo dos frascos com a vacina russa que serão guardados preservando a rede de frio; a aeronave foi deixada como garantia dos juros fiscais e os tripulantes e passageiros de nacionalidade hondurenha foram colocados à disposição da Procuradoria Geral da República.

A RDIF afirma que cada lote fabricado da vacina Sputnik V está passando por controles rígidos. Cada frasco possui um código QR exclusivo, permitindo que a RDIF e os parceiros o rastreiem até o local de origem. O Sputnik V é transportado apenas por transportadoras autorizadas, obrigadas a cumprir os mais altos padrões de segurança, incluindo temperatura remota e controles de segurança.

Autor