Há 150 anos, o proletariado tomou o céu de assalto em Paris

Neste 18 de março de 2021, completam-se 150 anos da Comuna de Paris. nessa mesma data, em 1871, Paris foi despertada pelo grito “Vive la commune!”.

A Comuna foi a primeira experiência de governo proletário da história. Mesmo ocorrida há 150 anos continua atual e seu estudo e conhecimento, associados aos de outras revoluções, contribuem para o conhecimento das velhas falácias de fim da história. A experiência da Comuna de Paris permite ao proletariado compreender que não só é possível, mas é um dever fundamental e um direito lutar por seus ideais de liberdade, igualdade e fraternidade, que continuam presentes e é a seiva que levará à construção de uma nova sociedade.

Marx jamais teve qualquer dúvida sobre o papel desempenhado pela Comuna de Paris na história do movimento operário e socialista internacional. Ao final do seu magistral Guerra civil na França escreveu: “A Paris operária com a sua Comuna será sempre celebrada como o arauto glorioso de uma nova sociedade. Os seus mártires estão guardados como relíquias no grande coração da classe operária. E aos seus exterminadores, já a história os amarrou àquele pelourinho eterno onde todas as orações dos seus padres não os conseguirão redimir”.

Mas, numa contradição aparente, ele várias vezes expressou a opinião de que aquele levante operário e popular deveria ter sido evitado. Para ele, a Comuna continuou sendo uma tentativa heroica dos operários de assaltar os céus.

Clique e veja o “Especial” produzido pelo Portal Grabois na passagem dos 140 anos da Comuna.