Ministro Gilmar Mendes pautará suspeição de Moro nesta terça-feira

Para a defesa do ex-presidente Lula, o julgamento da suspeição do ex-juiz da Lava Jato é importante porque o ministro Edson Fachin manteve válidos os atos que instruíram as investigações

(Foto: Reprodução)

Após decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin que anulou todas as condenações de Lula na Lava Jato, o ministro Gilmar Mendes pautará nesta terça-feira (9), julgamento na Segunda Turma, sobre o habeas corpus que trata da suspeição do ex-juiz Sergio Moro em relação ao ex-presidente, segundo apurou a colunista do UOL Juliana Dal Piva.

“O caso está com vista do ministro desde 2018. Os advogados do ex-presidente Lula (PT) estão também estudando a decisão do ministro Edson Fachin, do STF (Supremo Tribunal Federal) para avaliar uma reação contra a tentativa de impedir o julgamento de suspeição de Moro”, revelou a jornalista.

Segundo ela, o advogado e ex-deputado federal Wadih Damous, que auxiliou na defesa de Lula, contou que o julgamento da suspeição do ex-juiz Sergio Moro é importante para o ex-presidente porque Fachin manteve válidos os atos que instruíram as investigações.

“Nós sempre dissemos que Curitiba não é a vara competente. Só agora, depois que o homem foi linchado moralmente, impedido de disputar a eleição em 2018, se reconhece uma questão elementar de direito”, criticou Damous.

“O ministro ressalvou os atos não decisórios que instruíram os processos dos procuradores. Vai ficar para um juiz em Brasília decidir se aproveita os atos que instruíram a investigação, pedidos pelos procuradores (…) Se o STF decidir pela suspeição, pode anular tudo”, completou.

O senador Humberto Costa (PT) disse: “Estamos contentes, mas um pouco ressabiados, precisamos saber qual é a intenção do Fachin”. Nos bastidores, avalia-se que o ministro tentou evitar o julgamento de suspeição de Moro.

Com informações do UOL

Autor