PCdoB Minas inicia ciclo de plenárias da Conferência sobre as Mulheres

Regional Norte e Noroeste foi a primeira das sete regiões a se reunir

O PCdoB Minas Gerais realizou, na noite desta terça-feira (23), a primeira das sete Plenárias Regionais previstas na etapa estadual da 3ª Conferência do PCdoB Sobre a Emancipação das Mulheres. O encontro de inauguração do ciclo, realizado por videoconferência, ocorreu nas regiões Norte e Noroeste. Um dos temas que movimentou o debate foi a demanda por mais condições para que mulheres participem ativamente da vida partidária e eleitoral.

A atividade contou com a presença da ex-deputada federal Jô Moraes, presidente do PCdoB Belo Horizonte. Além de destacar a importância da luta das mulheres pela vida, pela vacina, pelo auxílio emergencial, Jô incentivou estratégias para que mais lideranças femininas integrem as fileiras do partido.

A secretária de Mulheres do PCdoB-MG, Júlia Aguilar, apresentou o documento-base da Conferência, que tem como foco a crise estrutural do capitalismo, a atuação do PCdoB na luta emancipacionista e a defesa do feminismo popular. Clique aqui (https://mulher.pcdob.org.br/2021/01/13/3a-conferencia-nacional-sobre-a-emancipacao-da-mulher/) para ler a íntegra do documento.

Para Daniel Dias, vereador e presidente do PCdoB Montes Claros, os comunistas “saem na frente” ao trazer o debate de questões de gênero e das minorias para fora do combate eleitoral. Segundo Daniel, “a luta por uma sociedade socialista passa pela luta contra as desigualdades de gênero”.

A importância da pauta emancipacionista também foi enfatizada por Mariza Cantídio, secretária da Mulher do PCdoB Montes Claros e presidente da União Popular de Mulheres (UPM). “O Partido entende que as mulheres são protagonistas na transformação para uma sociedade justa, fraterna e igualitária”, disse.

Na opinião de Ana Maria Oliva, secretária de Organização de Montes Claros, “os desafios das mulheres são muitos – família, filhos, trabalho, descredibilidade”, afirmou. Ela apontou a necessidade de suporte que atenda a essas necessidades, para que as mulheres se sintam mais incentivadas a participar da vida política.

De acordo com Hebert Levi, dirigente do PCdoB-MG que coordena o trabalho partidário no Norte de Minas, a Conferência propicia um debate que “revela muitas lideranças femininas, que surgem em oportunidades como essa”. Também participaram da plenária os vereadores Robson Barroso (PCdoB São Romão) e Carlos Eduardo Meira (PCdoB Bocaiúva), além da secretária de Saúde de São Romão, Valdirene Evangelista.

Confira o calendário da etapa estadual da Conferência

25/2 – 19h: Plenária Regional dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

27/2 – 9h: Plenária Regional dos Vales do Aço e Rio Doce

27/2 – 17h: Plenária Regional do Triângulo Mineiro

1/3 – 19h: Plenária Regional do Sul de Minas

1/3 – 19h: Plenária Regional da Grande BH, Centro e Centro-Oeste

2/3 – 19h: Plenária Regional da Zona da Mata

6/3 – 9h: Conferência Estadual de Minas Gerais

Autor