PCdoB e PSOL protocolam notícia-crime contra jornalista natalense

No início da tarde desta sexta-feira, 19, as direções locais do PCdoB e do PSOL apresentaram “notícia-crime” contra o jornalista […]

Notícia-crime foi protocolada junto ao Ministério Público nesta sexta (19).

No início da tarde desta sexta-feira, 19, as direções locais do PCdoB e do PSOL apresentaram “notícia-crime” contra o jornalista natalense Alex Medeiros. Segundo a notificação, protocolada junto ao Ministério Público, Medeiros incidiu no tipo penal qualificado como incitação ao crime (artigo 286), a partir de publicação feita na última terça-feira, 16, no microblog “Twitter”. Na ocasião, o jornalista utilizou a imagem de uma arma de fogo, sugerindo, literalmente, que a mesma devesse ser apontada para “assaltantes e comunistas, não necessariamente nesta ordem”.

Para o presidente do Comitê Municipal do PCdoB-Natal, Christian Vasconcelos, o caso extrapola o discurso de ódio, habitualmente utilizado por Medeiros, e nada tem a ver com o exercício de liberdades democráticas. “No discurso de ódio, que já é condenável, é possível identificarmos abusos no direito de liberdade de expressão, pois, quase sempre, quem o expele está carregado de preconceito, seja de raça, opção sexual, religião ou orientação política. Já, no caso dessa última postagem, houve uma clara transgressão, um crime que é tipificado no código penal brasileiro”, defende Christian.

Subscrevendo a notificação apresentada ao MP nesta sexta-feira, o presidente do Comitê Estadual do PCdoB, Divanilton Pereira, afirma que os comunistas estão convencidos de que a sociedade brasileira já está cansada do discurso de ódio. Alimentado pelos que são incapazes de manter convívio democrático com quem pensa diferente, Divanilton afirma que “esse tipo de fala expõe, cada vez mais, a incapacidade política e a intolerância ideológica de quem o utiliza”. Enfático, o dirigente afirma que “o que o povo brasileiro quer é vacina, auxílio-emergencial e política econômica capaz de gerar empregos, tão logo a pandemia arrefeça”.

Com o protocolo da “notícia-crime”, os partidos subscritores da petição esperam que a notificação seja prontamente analisada, a fim de que o devido procedimento investigatório possa ser instaurado, visando à denúncia e condenação do jornalista.