Sindicatos vencem na Justiça: Ford suspende cortes e mantém negociação

Atividades nas plantas de Camaçari (BA) e de Taubaté (SP) devem ser retomadas na segunda-feira

Os sindicatos dos metalúrgicos de Camaçari (BA) e de Taubaté (SP) conquistaram uma importante vitória na luta contra as demissões na Ford. Após conciliação na Justiça do Trabalho, a montadora vai suspender as demissões nas fábricas das duas cidades durante as negociações com os trabalhadores. As atividades nas plantas deverão ser retomadas na próxima segunda-feira (22).

Foram promovidas audiências de conciliação nos tribunais regionais do Trabalho da 15ª, de São Paulo, e da 5ª Região, na Bahia. No acordo firmado com a Justiça do Trabalho na Bahia, ficou estipulado um prazo de 90 dias para as negociações entre empregados e a empresa – período em que serão mantidos todos os salários e benefícios, além da retomada da produção.

No dia 11 de janeiro, a Ford anunciou a decisão de fechar as fábricas no Brasil. Além dos complexos em Camaçari (na região metropolitana de Salvador) e Taubaté (no interior paulista), até o fim do ano devem ser encerradas as atividades da Troller, em Horizonte, no Ceará. Os impactos sociais da saída da montadora do Brasil são alvo de três inquéritos civis abertos pelo Ministério Público do Trabalho.

Na audiência com o TRT-15, a empresa se comprometeu a manter diálogo semanal com os sindicatos. As negociações devem envolver a direção mundial da Ford, que tem a capacidade de reverter a decisão do fechamento das fábricas no Brasil. Em Taubaté, 830 cortes foram suspensos até 5 de março.

A empresa planeja concentrar a produção sul-americana de veículos nas fábricas da Argentina e do Uruguai. Porém, será mantida a sede administrativa para a América do Sul em São Paulo, bem como o Centro de Desenvolvimento de Produto, na Bahia, e o Campo de Provas, em Tatuí (SP).

Da Redação, com agências