Câmara decide se barra fascismo e enaltece a democracia, diz deputado

A expectativa é que a maioria dos parlamentares, em votação aberta e nominal, decida pela legalidade da prisão do deputado bolsonarista

(Foto: Richard Silva/PCdoB na Câmara)

A Câmara dos Deputados decide nesta sexta-feira (19), às 17h, se confirma ou não a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que ordenou a prisão do deputado Daniel Silveira (PSL-RJ). O parlamentar está preso desde terça-feira (16) por ameaçar, em vídeos, ministros da corte e defender o Ato Institucional 5 (AI-5), o mais severo da ditadura militar.

Na opinião do deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), a votação terá um significado maior. “A Câmara tem hoje um encontro com a história. Decidiremos se é hora de barrar o fascismo e enaltecer as convicções democráticas que são a própria razão de existir do parlamento ou se sucumbiremos aos arreganhos golpistas. Não temos o direito de trair nossa missão constitucional”, argumentou.

O deputado bolsonarista foi preso por determinação do ministro Alexandre de Mores que teve seu ato referendado, por unanimidade, pelos demais membros da corte. Nesta quinta-feira (18), em audiência de custódia, a prisão do parlamentar foi mantida.

A expectativa é que a maioria dos deputados, em votação aberta e nominal, decida pela legalidade da prisão.

Autor