Renildo Calheiros é o novo líder do PCdoB na Câmara dos Deputados

Deputado federal em quarto mandato, o parlamentar de Pernambuco assume o comando da Bancada do partido pela terceira vez.

Renildo Calheiros - Foto: Richard Silva/PCdoB na Câmara

Nesta terça-feira (9), o deputado Renildo Calheiros (PCdoB-PE) foi oficializado como o novo líder da Bancada na Câmara em reunião-almoço com correligionários na Liderança do partido. Ele foi escolhido por unanimidade pelos colegas, tendo o nome confirmado pela Comissão Política Nacional da legenda, que tem como presidente Luciana Santos, vice-governadora de Pernambuco.

“Me sinto muito honrado com a confiança da Bancada e do partido. Suceder a talentosa Dep. Perpétua Almeida será um grande desafio. Teremos um ano de muito combate. Vamos à luta!,” afirmou o novo líder.

À frente da Bancada do PCdoB na Câmara em 2020, a deputada Perpétua Almeida (AC) passou o cargo para Renildo em discurso na tribuna na tarde de terça. Na sequência, a liderança encaminhou ofício com o novo nome para a Casa. “Renildo já foi líder da nossa Bancada em outros momentos. Renildo tem sido um professor para cada um de nós. Costumo dizer para ele: que se não fiz como deveria algo na Liderança, é porque esqueci algumas lições de Renildo Calheiros, a nossa grande referência”, destacou Perpétua Almeida.

A parlamentar do Acre também agradeceu pela parceria dos colegas. “Gostaria de agradecer ao colégio de líderes da Minoria e da Oposição, a convivência na Bancada do partido e no colégio de líderes. Foi para mim um grande aprendizado. Foi uma honra muito grande dirigir uma Bancada pequena, mas uma Bancada de líderes. Boa sorte, Renildo, conte comigo”, afirmou a parlamentar.

Conheça a trajetória

Renildo tem uma história de lutas. Sempre defendendo os interesses da soberania nacional e os direitos do povo. Participou ativamente da campanha das Diretas Já! Quando presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) liderou a luta por uma reforma universitária e pela legalização das entidades estudantis.

Em 1988 foi eleito vereador do Recife. Depois, participou do Governo de Arraes como secretário adjunto de Eduardo Campos. Foi eleito deputado federal por Pernambuco para quatro mandatos, revelando-se hábil articulador político em defesa do desenvolvimento nacional com distribuição de renda, geração de empregos e recuperação do salário mínimo. Defendeu uma educação pública de qualidade, o fortalecimento do SUS sendo também relator do Código de Biossegurança.

Renildo foi escolhido pelo presidente Lula para ser vice-líder de seu governo na Câmara dos Deputados e exerceu por dois períodos a liderança do PCdoB como defensor da participação popular, da democracia e da justiça social. Agora, em 2021, lidera novamente a Bancada do partido.

No Congresso, sempre foi uma voz vibrante, combativa e determinada em defesa da ciência e da tecnologia, da saúde, da educação e dos direitos dos trabalhadores.

Prefeito de Olinda

Renildo foi eleito duas vezes prefeito de Olinda no primeiro turno. Deixou um legado de conquistas nunca visto na história da cidade. Junto com Luciana Santos, implantou várias obras de infraestrutura, muitas concluídas e outras em andamento. Construiu conjuntos habitacionais, fez saneamento básico, levantou recursos e iniciou a grande obra dos canais Bultrins-Fragoso e o Mercado Eufrásio Barbosa. Construiu equipamentos esportivos, realizou a urbanização da nova Orla de Olinda até a ponte do Janga, a requalificação do Fortim, do Parque do Carmo e do Alto da Sé e o embutimento da fiação no sítio histórico. Foi o prefeito que mais asfaltou e calçou ruas da cidade com destaque para os bairros de Jardim Atlântico, Rio Doce, Bairro Novo, V8 e V9, Jardim Brasil, Caenga, São Benedito, Caixa D’Água, Águas Compridas e Cidade Tabajara.

O então prefeito conseguiu trazer vários empreendimentos para Olinda, com destaque para o Shopping Patteo, que dinamizaram a economia e transformaram sonhos em realidade. Ele recebeu diversos prêmios por inovação e eficiência na gestão e foi considerado Prefeito Amigo da Criança.