O que significa insegurança alimentar nos EUA

Este artigo se soma aos muitos escritos devido à pandemia. Em 2000, apenas sete artigos de pesquisa com “insegurança alimentar” no título ou resumo foram listados na principal base de dados da literatura biomédica. O total subiu para 137 em 2010 e 994 em 2020.

Donald Trump dificultou o acesso dos mais pobres aos vales refeição em plena pandemia

Entre as muitas imagens impressionantes da pandemia está uma foto aérea mostrando carros em filas aparentemente intermináveis, alinhados em um banco de alimentos em San Antonio, Texas.

Uma consciência chocante da insegurança alimentar nos EUA acompanhou as preocupações financeiras e de saúde causadas pela pandemia de Covid-19, com um número recorde de pessoas visitando bancos de alimentos pela primeira vez.

Mesmo aqueles que não precisavam imediatamente foram alertados cada vez mais sobre a insegurança alimentar em 2020, em meio a conversas não apenas sobre as consequências econômicas do coronavírus, mas também sobre como o racismo estrutural deixou desproporcionalmente famílias negras e hispânicas em risco.

Esta conversa está atrasada. Consumidos há muito pela epidemia de obesidade, os americanos têm mais dificuldade em lidar com a questão da insegurança alimentar como nação rica.

Como pesquisador de política alimentar, tenho visto como as pessoas têm focado mais atenção em abordar a questão da insegurança alimentar nos últimos anos. Em 2000, apenas sete artigos de pesquisa com “insegurança alimentar” no título ou resumo foram listados na principal base de dados da literatura biomédica. O total subiu para 137 em 2010 e 994 em 2020.

Atualmente, estou realizando o primeiro estudo financiado pelo National Institutes of Health sobre o sistema alimentar de caridade, que inclui bancos de alimentos – organizações sem fins lucrativos que adquirem, armazenam e distribuem alimentos, geralmente para agências menores – e despensas de alimentos, que distribuem alimentos diretamente para famílias que precisam isto.

Embora a conscientização sobre a insegurança alimentar esteja crescendo, é importante entender o que significa o termo e como ele se ajusta a outros conceitos de acesso aos alimentos, como fome e soberania alimentar.

Fila de automóveis para receber mantimentos de um banco de alimentos de Los Angeles durante a pandemia.

O que é insegurança alimentar?

De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), a insegurança alimentar ocorre quando as famílias não conseguem adquirir alimentos adequados porque têm dinheiro e outros recursos insuficientes.

A insegurança alimentar é medida ao nível do agregado familiar e reflete o acesso limitado aos alimentos. Isso a torna diferente da fome, que é uma condição fisiológica vivida por um indivíduo. O USDA não mede a fome nos EUA. Em vez disso, a agência a vê como uma consequência do acesso limitado aos alimentos pelas pessoas.

O USDA mede a insegurança alimentar há 25 anos. Esta métrica captura tanto a incerteza de não saber de onde virá a próxima refeição quanto as interrupções dos padrões normais de alimentação e reduções na ingestão de alimentos.

Antes da pandemia de Covid-19, a prevalência de insegurança alimentar atingiu um pico de pouco menos de 15% das famílias em 2011. As taxas então diminuíram de forma constante a cada ano até 2019, quando pouco mais de 1 em cada 10 famílias relataram sofrer de insegurança alimentar.

Mas então veio 2020.

Embora as estatísticas oficiais ainda não tenham sido divulgadas, as primeiras evidências sugerem que as taxas de insegurança alimentar atingiram níveis sem precedentes, afetando talvez 17 milhões a mais de americanos do que em 2019. Famílias com crianças foram atingidas em taxas alarmantes, exacerbadas pelo fechamento de escolas e creches . Em particular, famílias negras e hispânicas com crianças foram afetadas de forma desproporcional.

Justiça alimentar, soberania e apartheid

O fato de as famílias negras e hispânicas terem sido as mais atingidas pela insegurança alimentar durante a pandemia da Covid-19 é parte de um quadro mais amplo. A insegurança alimentar é fundamentalmente uma questão de igualdade na saúde – a oportunidade justa e razoável de ser o mais saudável possível, sem enfrentar obstáculos como pobreza e discriminação. Mesmo em tempos normais, a insegurança alimentar afeta desproporcionalmente famílias de baixa renda, famílias negras e hispânicas, famílias chefiadas por mulheres e famílias com crianças.

As famílias que lutam contra a insegurança alimentar enfrentam não apenas alimentos insuficientes, mas também alimentos nutritivos insuficientes. Por causa disso, as pessoas com insegurança alimentar têm maiores riscos de uma série de doenças crônicas relacionadas à dieta, como diabetes e hipertensão.

A insegurança alimentar pode ser agravada por viver em áreas de baixa renda sem acesso a fontes de alimentos saudáveis ​​e acessíveis. Essas áreas costumam ser chamadas de “desertos alimentares”, embora essa metáfora esteja sendo eliminada por defensores da justiça alimentar, pesquisadores e agências governamentais.

Outro termo que surgiu – “pântano de alimentos” – descreve bairros onde as fontes de alimentos não saudáveis ​​superam as fontes de alimentos saudáveis ​​- por exemplo, o número de lojas de fast-food supera os supermercados.

Enquanto isso, vários outros termos trazem os direitos civis para o ativismo alimentar urbano dos EUA. “Justiça alimentar” é um movimento alimentar enraizado na abordagem de questões de classe e raça, geralmente por meio da produção de alimentos da comunidade local. A “soberania alimentar” origina-se das comunidades agrárias indígenas e globais e se refere ao direito dos povos a alimentos saudáveis ​​e culturalmente apropriados, produzidos por métodos ecologicamente corretos e sustentáveis, e ao direito de definir seus próprios sistemas alimentares e agrícolas.

Outro termo, “apartheid alimentar”, identifica ainda mais explicitamente o racismo estrutural como a causa raiz das desigualdades relacionadas com a alimentação.

O que esses termos – soberania alimentar, justiça alimentar e apartheid alimentar – têm em comum é que estimulam os cidadãos, pesquisadores e formuladores de políticas a irem além das questões de acesso geográfico aos alimentos e “como alimentar os pobres” e, em vez disso, focar em como os sistemas alimentares podem ser reformados para enfrentar as causas fundamentais da insegurança alimentar e das iniquidades na saúde.

Uma nova era

Antes da pandemia da Covid-19, a administração Trump reforçou as restrições aos benefícios do SNAP. Anteriormente conhecido como vale-refeição, o SNAP é o maior dos programas federais de alimentação, fornecendo benefícios mensais para complementar o orçamento de alimentação de famílias com renda elegível. A insegurança alimentar foi uma parte crítica das discussões políticas das restrições do SNAP.

Mas a questão da insegurança alimentar aparentemente se infiltrou mais amplamente na consciência pública em conversas sobre justiça racial, dificuldades econômicas, reabertura de escolas, preparação para uma pandemia e a cadeia de abastecimento alimentar que aumentou em 2020 – conversas que continuam em 2021.

O recente aumento da insegurança alimentar gerou uma resposta que às vezes sobrecarregou os bancos de alimentos, as despensas de alimentos e os fornecedores de refeições gratuitas. Mas soluções mais sustentáveis, como políticas anti-pobreza, são necessárias para resolver as causas profundas do problema.

A insegurança alimentar não é um problema novo, mas os desafios atuais chegam em uma época em que mais pessoas estão cientes do problema. Minha esperança é que a tão esperada exposição pública das linhas de falha da América possa ser o catalisador para novos esforços.

Caitlin Caspi é professora de Saúde Pública na Universidade de Connecticut

Traduzido por Cezar Xavier