PCdoB enaltece legado de José Carlos Ruy

Quanto ele nos enriqueceu! Quanto de ideias férteis à luta revolucionária ele criou!

Em nota divulgada nesta terça-feira (2), a Comissão Executiva Nacional do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) lamenta a morte do jornalista José Carlos Ruy e enaltece o legado do militante que faleceu hoje, aos 70 anos. “O PCdoB perdeu um dos seus militantes mais valiosos e o Brasil um de seus fecundos intérpretes”.

Confira a íntegra da nota:

José Carlos Ruy faleceu, hoje, 2 de fevereiro aos 70 anos. O PCdoB perdeu um dos seus militantes mais valiosos e o Brasil um de seus fecundos intérpretes.

Aos seus familiares e amigos nossos sentimentos mais profundos.

Para nós, seus camaradas, foi um privilégio partilhar a militância em décadas de luta com um ser humano extraordinário, tão culto quanto simples, gentil e solidário.

Quanto ele nos enriqueceu! Quanto de ideias férteis à luta revolucionária ele criou!

O labor intelectual de José Carlos Ruy, à luz do marxismo, abarcou temas e campos diversos e sempre a partir do que era relevante para a luta de classes a cada circunstância política e histórica. Mas, pode se afirmar que o Brasil, sua história, sua formação econômica e social, suas classes sociais, seus grandes problemas e as reflexões de fundo para superá-los, foi seu grande objeto de pesquisa e estudo.

A par disso, estudou e escreveu como poucos sobre história do movimento operário e popular em nosso país, com destaque, à trajetória quase secular do Partido Comunista do Brasil (PCdoB).

Jornalista, escritor, homem de cultura vasta, nos deixa um acervo de livros, ensaios e artigos que seguirão impulsionando a jornada transformadora em nosso país.

José Carlos Ruy, presente!

Brasília, 2 de fevereiro de 2021

Comissão Executiva Nacional do Partido Comunista do Brasil (PCdoB)

Autor