Partidos que apoiaram Baleia Rossi denunciam manobra de Lira

Segundo o bloco, deputado cometeu um “ato autoritário, antirregimental e ilegal”

Os partidos que integraram o bloco pró-Baleia Rossi (MDB-SP), na disputa desta segunda-feira (1) à Mesa Diretora da Câmara Federal, criticaram o autoritarismo do deputado Arthur Lira (Progressistas-AL). Pouco minutos após ser eleito presidente da Casa, Lira anulou o resultado dos demais pleitos para a Mesa e, numa manobra à margem da lei, agendou uma nova votação para as 16h desta terça-feira (2).

Segundo o bloco partidário formado por PT, MDB, PSB, PSDB, PDT, PCdoB, Cidadania, PV e Rede, trata-se de um “ato autoritário, antirregimental e ilegal”, que põe em xeque a governabilidade da Câmara. “Não aceitaremos. Vamos ao Supremo Tribunal Federal em defesa da democracia e do Parlamento brasileiro”, afirmam, em nota, os representantes partidários.

Confira a íntegra do texto:

NOTA DO BLOCO PARTIDÁRIO QUE DEU APOIO À CANDIDATURA DE BALEIA ROSSI

Os partidos que se uniram em torno da defesa de uma Câmara livre e independente repudiam, com a mais intensa veemência, o ato autoritário, antirregimental e ilegal praticado pelo deputado Arthur Lira. A eleição é una: não se pode aceitar só a parte que interessa. Ao assim agir, afrontando as regras mais básicas de uma eleição – não mudar suas regras após a sua realização -, o referido deputado coloca em sério risco a governabilidade da Casa.

A insistir nesse caminho, perderá qualquer condição de presidi-la, já que seu primeiro ato desacredita o que acabara de dizer: que decidiria com imparcialidade. Foi a desmoralização mais rápida de um discurso que já se viu. A única voz que o mesmo aceita que se ouça na Mesa Diretora da Câmara é a voz daqueles que com ele concordam. Os que ousam defender uma Câmara altiva ele quer calar, já em seu primeiro movimento, tentando esmagar a representatividade de nossos partidos e de nosso bloco.

Não aceitaremos. Vamos ao Supremo Tribunal Federal em defesa da democracia e do Parlamento brasileiro.

Brasília, 2 de fevereiro de 2021

Líderes e parlamentares do PT, MDB, PSB, PSDB, PDT, PCdoB, CIDADANIA, PV e REDE