Arthur Lira pode recuar no ato que anulou formação da Mesa na Câmara

O presidente da Câmara negocia uma saída para o impasse gerado após a anulação do registro do bloco de apoio a Baleia Rossi

Arthur Lira - Foto: Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados

Após partidos de oposição ameaçarem acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) contra a manobra promovida por Arthur Lira (PP-AL) em seu primeiro ato como presidente da Câmara dos Deputados, Lira teria recuado já nesta terça-feira (2) da tentativa de revogar o registro do bloco de partidos que apoiou o candidato Baleia Rossi (MDB-SP) para mudar a conformação da Mesa Diretora da casa.

Segundo informação de Julia Chaib, Ranier Bragon e Danielle Brant, da Folha de S. Paulo, Lira agora teria oferecido 2 dos 6 cargos da Mesa Diretora para o bloco de Rossi (PT, MDB, PSB, PSDB, PDT, Solidariedade, PCdoB, Cidadania, PV e Rede) – um a menos do que o regimento diz e sem a garantia da primeira-secretaria.

“Arthur Lira teve vitória maiúscula, mas se apequenou ao reconhecer só a eleição dele e cancelar a dos demais cargos na mesa, desconhecendo o direito da outra parte, uma representação expressiva da Casa. Ou sentamos e resolvemos pela política ou o presidente não terá sossego”, avaliou a líder do PCdoB, Perpétua Almeida (AC).

Com informações da Revista Fóum

Autor