Partidos definem distribuição de cargos na Mesa Diretora

A formação de blocos parlamentares influencia a distribuição dos cargos. Rodrigo Maia (DEM-RJ) deferiu bloco de Baleia Rossi mesmo com atraso.

Os líderes de partidos definiram a distribuição dos cargos na Mesa Diretora da Câmara dos Deputados. Nesta segunda-feira (1°) os parlamentares votam para eleger o presidente da Câmara e mais dez cargos da Mesa. A formação de blocos parlamentares influencia a distribuição desses cargos. Quanto maior o bloco, a mais cargos tem direito.

Os líderes da Câmara definiram, há pouco, a criação de dois blocos. Um deles apoia Arthur Lira (PP-AL), candidato bolsonarista, e tem 11 partidos: PSL, PP, PSD, PL, Republicanos, Podemos, PTB, Patriota, PSC, Pros e Avante. O outro, que apoia a candidatura de Baleia Rossi (MDB-SP) é formado por 10 siglas: PT, PCdoB, PSB, PDT, Rede, Cidadania, MDB, PV, PSDB e Solidariedade.

Houve um atraso na formação dos blocos, cujo registro deveria ter terminado ao meio-dia. PT, PDT e PSB alegaram que o sistema interno da Câmara travou 20 minutos antes do fim do prazo para registro de chapas. O atual presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), articulador da candidatura de Baleia Rossi, deferiu o registro desses partidos no bloco mesmo assim o que gerou um bate-boca.

A Mesa Diretora é composta pelo presidente, dois vice-presidentes e quatro secretários. São eleitos ainda quatro suplentes de secretários, que participam da Mesa apenas na ausência do titular.

Pelo acordo dos líderes, a distribuição dos cargos ficou da seguinte forma:

1º vice-presidente: PL

2º vice-presidente: PSD

1º secretário: PT

2º secretário: PSDB

3º secretário: PSL

4º secretário: Rede

Suplentes de secretários: Republicanos, PDT, PSC, DEM

Com informações da Agência Câmara de Notícias

Autor