Quase 30% das escolas públicas no ensino fundamental não tem internet

Censo da Educação 2020, realizado antes da pandemia, aponta que 70,7% das escolas públicas estão conectadas, enquanto na rede privada índice é próximo à 100%. Diferença é menor no ensino médio.

Foto: Reprodução

O Censo da Educação Básica 2020 foi divulgado nesta sexta-feira (29) e apresenta, entre outros dados, os índices de conectividade nas escolas brasileiras. No ensino fundamental, aproximadamente um terço das escolas públicas não possui serviço de internet, um recurso que se mostra cada vez mais essencial para o aprendizado. As informações refletem um cenário anterior à pandemia, até 11 de março.

No retorno às aulas em 2021, a internet continuará a ser uma ferramenta essencial. Com sistemas híbridos e atividades remotas, as escolas precisam do serviço para manter contato com os alunos e acompanhar atividades.

Ensino fundamental

No ensino fundamental, 70,7% das escolas públicas possuem internet e 57% contam com serviço banda larga, em que o sinal é mais estável e a velocidade maior. Na região Norte, o índice de acesso à internet é ainda mais baixo, ficando abaixo de 50% no Acre e no Amazonas.

Na rede privada, quase a totalidade possui internet (97,6%) e a porcentagem de escolas com banda larga é de 88,4%. Na média, as escolas públicas e privadas apresentam 76,1% de conectividade. Os números dizem respeito ao serviço contratado para a escola, não necessariamente de acesso para os alunos.

Recursos tecnológicos nas escolas de ensino fundamental | Foto: Censo da Educação Básica 2020/Inep/MEC

Ensino médio

No ensino médio, a média de conectividade entre escolas públicas e privadas é alta (96,9%). Nas escolas privadas o índice é de 99,3%, enquanto nas públicas é de 95,9%.

Outros recursos tecnológicos foram mensurados pelo Censo da Educação Básica. A educação pública só ficou na frente no quesito “lousa digital”. As maiores discrepâncias, a favor do ensino privado, estão relacionadas a teblets, computadores portáteis.

Recursos tecnológicos nas escolas de ensino médio | Foto: Censo da Educação Básica 2020/Inep/MEC

Com informações de G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *