Solidariedade abandona Lira para integrar bloco de Baleia

Baleia Rossi é o candidato do atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e, com o anúncio do Solidariedade, passa a contar com o apoio formal de 12 partidos, incluindo as siglas de oposição.

Baleia Rossi durante lançamento da candidatura candidatura (Foto: Najara Araújo/Câmara dos Deputados)

O Solidariedade, partido que tem 14 deputados federais, decidiu compor o bloco do deputado Baleia Rossi (MDB-SP) na disputa pela presidência da Câmara. Trata-se de uma baixa na candidatura de Arthur Lira (PP-AL), candidato de Bolsonaro, que contava com o apoio do partido.

Baleia é o candidato do atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e, com o anúncio do Solidariedade, passa a contar com o apoio formal de 12 partidos. Entre as siglas que apoiam Baleia está a quase totalidade da oposição – PCdoB, PT, PSB, PDT e Rede. A exceção é o PSOL, que optou por lançar candidatura própria de Luiza Erundina (SP).

Já Lira conta com o apoio do PP, PL, PSD, Avante, Patriota, Republicanos e busca a confirmação do PTB e do Pros. Quem conhece o Congresso, no entanto, aposta em traições de ambos os lados.

Veja a íntegra da nota com a decisão do Solidariedade:

Solidariedade decide apoiar Baleia Rossi para presidência da Câmara Federal

O Brasil, neste momento difícil em que vive, exige que haja grande equilíbrio na conjuntura da política nacional. É fundamental buscar convergências favoráveis à formação não só de um vasto e indispensável campo em defesa da democracia, mas a garantia sempre necessária e completa da autonomia nas decisões do Congresso Nacional.

Não bastasse isso, o enfrentamento da maior crise sanitária e de um dos mais graves índices de desemprego na história do país devem ser enfrentados com soluções bem negociadas pelos poderes Executivo e Legislativo, sem subordinação de qualquer espécie.

Por essas razões, incluindo o necessário enfrentamento pelo poder Legislativo na tão dramática pandemia, na crise econômica e no gravíssimo desemprego de milhões de trabalhadores brasileiros, que o SOLIDARIEDADE decide apoiar a candidatura do deputado Baleia Rossi à presidência da Câmara Federal para o biênio 2021/2022.

O conjunto político-partidário formado em torno da candidatura e os compromissos assumidos por ele para esse equilíbrio e independência indispensáveis entre os poderes da República são as razões que fazem o SOLIDARIEDADE se empenhar também pela adesão de outras forças sociais e políticas no apoio à candidatura de Baleia Rossi à presidência da Câmara Federal. São Paulo, 18 de janeiro de 2021

Paulo Pereira da Silva, deputado federal e presidente nacional do Solidariedade

Com informações do Congresso em Foco

Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *