Brasil entra para o mapa de 40 milhões de pessoas vacinadas no Mundo

Painel mundial mostra que 112 brasileiros foram vacinados neste domingo (17), após a Anvisa aprovar o uso emergencial das vacinas CoronaVac e de Oxford/AstraZeneca. Israel tem a maior proporção da população já vacinada com quase 30%.

Filas de vacinação em Tel Aviv (Israel), país com maior proporção de vacinados do mundo.

Mais de 40 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 já foram aplicadas em todo o mundo, conforme aponta o balanço do projeto “Our World in Data”, mantido por pesquisadores da Universidade de Oxford.

O Brasil apareceu pela primeira vez entre os 52 países que vacinam no levantamento, com 112 pessoas vacinadas. O governo de São Paulo iniciou a imunização no domingo (17), logo após a Anvisa aprovar por unanimidade o uso emergencial das vacinas CoronaVac e de Oxford/AstraZeneca.

Mapa do Our World in Data mostra, pela primeira vez, o Brasil em cores, após semanas de vacinação em outros países, inclusive da América Latina

Após pressão dos governadores de outros estados, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, anunciou nesta segunda-feira (18) que a vacinação vai começar a partir das 17h de hoje em todo o país.

China e Rússia foram os países que começaram a vacinação primeiro em 15 de dezembro, seguidos de Israel no dia 19. Reino Unido e EUA começaram no dia 20, o Bahrein no dia 23 e o México na véspera de Natal. Antes do réveillon, apenas Alemanha e Itália vacinaram sua população, a partir do dia 27.

Os Estados Unidos lideram o ranking, com 12,28 milhões de doses aplicadas, embora seja o quinta em termos proporcionais (apenas 3,7% da população vacinada). Na sequência vêm China (10 milhões), Reino Unido (4,31 milhões), Israel (2,43 milhões) e Emirados Árabes Unidos (1,88 milhões). Itália, Alemanha e Rússia também estão na lista dos países que já vacinaram mais de um milhão de pessoas.

A Turquia, que começou a campanha de vacinação com a CoronaVac na quinta-feira (14), aparece pela primeira vez no top 10, com mais de 768 mil doses aplicadas até o momento.

População vacinada

No ranking proporcional de vacinação, Israel segue isolado na liderança. Com uma meta ambiciosa de imunizar toda a população vulnerável até o fim do mês, o país já aplicou pelo menos uma dose em 24,45% dos israelenses.

A campanha de vacinação em Israel começou em 19 de dezembro, e as autoridades penitenciárias israelenses começaram no domingo (17) a vacinar todos os seus presos, incluindo os palestinos.

Na sequência vêm Emirados Árabes Unidos(16,51%), Bahrein (8,32%), Reino Unido (5,68%) e Estados Unidos (3,2%), terceiro país mais populoso do mundo. 

Com mais de 1% da população já vacinada, aparecem ainda Dinamarca, Malta, Eslovênia, Espanha, Itália, Lituânia, Irlanda, Canadá, Islândia, Estônia, Alemanha, Hungria, Polônia, Romênia, Chipre, Áustria, Croácia, Eslováquia, Portugal, Turquia e Finlândia.

Os países que mais correm com a vacinação (maior número de vacinas aplicadas por dia) são EUA, Reino Unido, Turquia, Israel e Espanha.

Israel lidera também o levantamento da população que já recebeu as duas doses das vacinas, com 3,58% dos habitantes completamente imunizados. Emirados Árabes Unidos (2,53%), Reino Unido (0,66%), Estados Unidos (0,49%) e Chile (0,03%) completam este ranking.

Dos países que vacinam que estão com mais mortes por covid, proporcionalmente, o Brasil é o 28%. Os mais atingidos são Eslovênia, Portugal, Checa, Lituânia, Eslováquia. Dos países com mais doentes, o Brasil é o 24o. país com vacinação. Portugal, Israel, Irlanda, França e Reino Unido são os cinco com mais contágios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *