Área técnica da Anvisa recomenda aprovação da Coronavac

Os cinco diretores da agência ainda darão seus votos pela aprovação ou não do uso emergencial, acompanhe ao vivo.

No Brasil, CoronaVac é produzida pelo Instituto Butantan - Foto: Governo de SP

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou, na manhã deste domingo (17) a aprovação emergencial da vacina Coronavac, desenvolvida pelo Instituto Butantan e pela farmacêutica chinesa Sinovac contra a Covid-19. Apesar de recomendar o acompanhamento e uma melhora na captação de dados, a área de medicamentos da agência reconheceu que o atual cenário permite seu uso experimental.

Os cinco diretores da Anvisa – quatro deles escolhidos por Bolsonaro e um que atua de maneira substituta – ainda darão seus votos em uma sessão que deve se estender pela tarde deste domingo. A reunião está sendo transmitida ao vivo pela Anvisa.

A expectativa é que, com a aprovação emergencial das duas imunizações, a primeira aplicação seja feita ainda hoje, em São Paulo, com a Coronavac.

O Instituto Butantan, em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), parceira do consórcio Astrazeneca/Oxford, entraram com requerimentos de autorização em caráter emergencial para suas vacinas.

A primeira etapa de verificação analisou se a documentação e as informações essenciais estavam nos materiais apresentados pelos centros de pesquisa. Após essa triagem, os técnicos da Anvisa passaram a examinar os relatórios enviados e os dados constantes nos requerimentos submetidos.

No total, três áreas da agência fizeram exame da documentação apresentada: a de registro de medicamentos, a de boas práticas de fabricação e a de farmacovigilância de medicamentos. Cada setor elaborou um parecer, que servirá como subsídio para a análise e decisão da diretoria colegiada.

Com informações do Congresso em Foco e Agência Brasil

Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *