#AbraceAVacina: organizações da sociedade civil lançam campanha

Direitos Já! e Frente pela Vida se mobilizam para informar a população sobre a importância da vacinação. Lançamento oficial será dia 18 de janeiro.

O Direitos Já! Fórum pela Democracia e a Frente pela Vida lançam a campanha “Abrace a Vacina” com o objetivo de incentivar a população a se vacinar contra a Covid-19. O lançamento oficial será dia 18 de janeiro às 15h, com a participação virtual de organizações da sociedade civil, personalidades e especialistas em saúde pública.  

A Covid-19 atingiu quase 90 milhões de pessoas em todo o planeta, com quase 2 milhões de mortes, segundo dados oficiais da Organização Mundial da Saúde (OMS). O Brasil é o segundo país em números de óbitos, com 205 mil mortos. A campanha criada voluntariamente pela sociedade civil busca ser mais uma força no combate às fakes news e amplificação do conhecimento científico, que produziu vacinas para enfrentar a pandemia e preservar a vida.

O material será preparado por uma equipe técnica composta por médicos, outros profissionais de saúde, ex-ministros da saúde, pesquisadores e representantes de entidades ligadas à área da saúde. O conteúdo será veiculado em todos os meios e plataformas de comunicação para informar a maior parcela possível da população.

A primeira ação é um vídeo com a participação aberta do público para conscientizar a importância de todas as vacinas que auxiliem na contenção do novo coronavírus. Basta gravar um depoimento com o que achar relevante em um vídeo com duração de 15 segundos, em um fundo branco. No encerramento da gravação, o participante deve levantar a manga da camiseta e pronunciar uma das seguintes frases:

  • Eu abraço a vacina.
  • Eu abraço a vacina. Abrace você também.
  • Quem ama, vacina. Abrace a vacina.
  • O Brasil abraça a vacina.

Para mais informações, acesse a página no Facebook. (clique aqui)

Organizadores

O Direitos Já! Fórum pela Democracia é uma iniciativa da sociedade civil em defesa dos valores fundamentais expressos na Constituição Cidadã. Lançado em 2019, o movimento é coordenado pelo sociólogo Fernando Guimarães e possui 9 mil cidadãos, de todo o país, mobilizados em defesa da democracia. Atento à defesa da democracia e dos princípios fundamentais, o grupo promove permanente articulação, diálogo e mobilização da sociedade.

A Frente pela Vida é uma articulação de entidades científicas da Saúde Coletiva e Bioética, Conselho Nacional de Saúde (CNS) e entidades nacionais da ciência, tecnologia, imprensa e educação superior. O objetivo principal é destacar o papel central do Sistema Único de Saúde (SUS) e das demais políticas públicas sociais na resposta à epidemia de Covid-19. Também com origem na sociedade civil, tem como data inaugural 9 de junho de 2020, quando mobilizou a adesão de 600 organizações na Marcha pela Vida.

Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *