Sem categoria

Quatro montadoras chinesas cobiçam a fábrica da Ford em Camaçari

Great Wall Motors, Changan Auto, Gelly e GAC negociam com a Caoa para comprar a planta baiana da Ford

- Foto: Alberto Coutinho/GovBA

A fábrica de Camaçari (BA) da Ford não deve ter o mesmo destino da antiga localizada em São Bernardo do Campo (SP). Segundo a CNN Brasil, quatro marcas chinesas – Great Wall Motors, Changan Auto, Gelly e GAC – estariam interessadas em se instalar na maior planta brasileira da montadora.

A Ford afirma que facilitará “alternativas possíveis e razoáveis para partes interessadas adquirirem as instalações produtivas disponíveis”. No papel de intermediário para trazer alguma marca ao País está o Grupo Caoa, do empresário Carlos Alberto de Oliveira Andrade.

Nas negociações, a Caoa destaca um trunfo da fábrica de Camaçari na comparação com a de São Bernardo do Campo: ela é mais nova e já está totalmente modelada para produzir carros de passeio. A planta paulista era focada na fabricação de caminhões e também montava o Fiesta. O grosso da produção da Ford ficava, de fato, em Camaçari, com a fabricação de veículos como o EcoSport e o Ka, líder de vendas da montadora.

No início dos anos 2000, a Caoa foi a responsável por trazer a sul-coreana Hyundai para o Brasil. Em 2018, a parceria acabou e a Hyundai – que conquistou o quarto lugar entre as montadoras – passou a operar sozinha. A saída encontrada pela Caoa foi comprar o controle da operação da chinesa Chery no Brasil.

A companhia asiática construiu uma fábrica em Jacareí (SP), que foi entregue em 2016, mas nunca decolou no Brasil. Em 2019, a Caoa Chery vendeu 20.182 veículos no Brasil, ocupando a 12ª posição no mercado nacional. No ano passado, apesar da crise, ficou com um patamar parecido: 20.089. Porém, pulou para a 11ª colocação.

Outra chinesa que havia decidido apostar no Brasil no ano passado foi a JAC Motors, que queria até construir uma fábrica no país. Não deu certo. Em 2019, o grupo SHC, de Sérgio Habib, responsável por trazer a montadora para o Brasil, pediu recuperação judicial.

Com informações da CNN Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *