Justiça Federal rechaça Bolsonaro e suspende prova do Enem no Amazonas

A absurda aplicação das provas presenciais é defendida de forma irresponsável pelo governo

A Justiça Federal do Amazonas suspendeu nesta quarta-feira (12) a realização da prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) no estado, em nova derrota do presidente Jair Bolsonaro. A absurda aplicação das provas presenciais, defendida de forma irresponsável pelo governo e agora rechaçada no Judiciário, estava agendada para domingo (17).

A decisão tem caráter liminar (provisório) e foi expedida pelo juiz federal José Ricardo Sales. Segundo o magistrado, o aumento expressivo de casos e mortes causadas pelo novo coronavírus no estado torna o exame uma ameaça à saúde e à vida dos estudantes, bem como dos profissionais que trabalharão no dia da prova.

Conforme a determinação judicial, as provas do Enem devem ficar suspensas enquanto durar o estado de calamidade pública decretado pelo Executivo estadual. O magistrado fixou pena de multa de R$ 100 mil por dia de descumprimento, até o limite de 30 dias.

Até esta quarta, mais de 219 mil pessoas foram infectadas pela Covid-19 no Amazonas. Cerca de 5.800 morreram com a doença. Em Manaus, o número de mortes passa de 3.800.

Em São Paulo, a juíza Marisa Claudia Gonçalves Cucio, da 12ª Vara Cível, negou na terça-feira (12) um pedido de adiamento nacional do Enem e manteve a data das provas em 17 e 24 de janeiro (versão impressa) e 31 de janeiro e 7 de fevereiro (versão digital) no estado. O pedido havia sido feito pela DPU (Defensoria Pública da União) e pelo Ministério Público, com apoio de UNE (União Nacional dos Estudantes), Ubes (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas) e entidades como a Educafro.

Diversos países cancelaram avaliações similares ao Enem. Para o ingresso nas universidades norte-americanas, por exemplo, estão sendo valorizadas cartas de recomendação e entrevistas.

Com informações do Poder360

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *