Evo Morales é diagnosticado com Covid-19 e recebe cuidados médicos

Enfermarias e leitos hospitalares dos principais hospitais bolivianos estão à beira do colapso, especialmente após os feriados de fim de ano

O ex-presidente da Bolívia, Evo Morales, testou positivo para novo coronavírus e já recebe tratamento para combater os sintomas, de acordo com comunicado divulgado por seu gabinete na noite desta terça-feira (12). “Ele está estável e recebendo cuidados médicos”, disse o comunicado.

Até as 4 horas desta quarta-feira (13), a Bolívia tinha um total de 176.761 casos de Covid-19 e 9.454 mortes pela doença. No último sábado (9), o país sul-americano registrou o maior número de novos casos em 24 horas desde o início da pandemia: 2.263, segundo o Worldometers.

A exemplo do que ocorreu no Brasil, as enfermarias e os leitos hospitalares dos principais hospitais bolivianos estão à beira do colapso, especialmente após os feriados de fim de ano. Por conta da situação e aumento de casos, o país fez um acordo com a Rússia para receber 5,2 milhões de doses da vacina Sputnik V.

Embora os casos diários permaneçam abaixo do pico do ano passado, a Bolívia sofre com a falta de recursos, médicos e enfermeiros cansados ​​e uma recente onda de casos graves. Esses fatores estão sobrecarregando e causando muita dificuldade para os sistemas de saúde.

Com informações do G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *