Márcio Jerry critica Bolsonaro e Paulo Guedes por saída da Ford do Brasil

Após um século de produção no país, montadora encerrará imediatamente suas operações

Foto: EVARISTO SA/AFP

Em 2019, Jair Bolsonaro (sem partido) usou o Twitter para comemorar que três grandes empresas deixariam a Argentina para se instalar no Brasil. Tratava-se de uma notícia falsa, e o presidente precisou pedir desculpas e apagar a postagem.

Nesta segunda-feira (11), porém, o Planalto recebeu um anúncio real: após um século de produção no país, a Ford encerrará imediatamente suas operações no Brasil e passará a importar automóveis, principalmente da Argentina e do Uruguai. Calcula-se que 5 mil pessoas perderão o emprego.

“Sobre o episódio Ford: a Argentina, que tem governo, goleia o Brasil, desgovernado. Eles possuem presidente, vacina contra o coronavírus e fábricas da Ford. Enquanto nós temos Bolsonaro e Paulo Guedes”, ironizou Márcio Jerry (PCdoB), que pediu licença do seu mandato de deputado federal para assumir a Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano do Maranhão (Secid).

O governador Flávio Dino (PCdoB), seguiu na mesma linha, e recordou uma postagem do presidente argentino Alberto Fernández, que em dezembro de 2020 publicou uma foto para informar seus seguidores que a montadora estava investindo 580 milhões de dólares no país.

“O mercado é imprescindível. E os governos também são. Ter ou não ter governo faz uma enorme diferença”, comentou Flávio Dino.