Covid-19 é três vezes mais letal que gripe comum, aponta estudo

Análise comparativa com quase 90 mil pacientes infectados com coronavírus feita na França atestou a diferença de letalidade entre doenças

Modelo em 3D do Coronavírus - Imagem: 123RF

Um estudo publicado na França concluiu que o coronavírus é três vezes mais letal que o influenza. Com dados da primeira onda de Covid-19 no país europeu, o trabalho comparou 89 mil pacientes da pandemia atual com 45 mil pacientes de gripe sazonal acompanhados em 2018 e 2019. Esse é o maior estudo comparativo entre Covid-19 e gripe até agora.

A letalidade nos pacientes hospitalizados com Covid ficou em 16,9%, enquanto a de gripe ficou em 5,8%. A recuperação da infecção por coronavírus também levou mais pacientes à UTI (16% contra 5%) e foi mais lenta (15 dias em média contra 8). Além disso, nos casos de Covid o risco de intubação é mais do que o dobro em casos de gripe normal e de falência respiratória aguda – quando o pulmão deixa de levar oxigênio ao corpo – é de 27%, contra 17% da gripe.

O único indicador em que a gripe foi mais nociva à saúde foi na hospitalização de crianças, em que 19,5% das crianças foram hospitalizadas contra 1,9% nos casos de Covid. Mesmo assim, uma proporção maior de pacientes infantis teve que ir para a UTI quando diagnosticadas com Covid (2,3% contra 0,9% na gripe normal).

O estudo, publicado na revista médica “The Lancet Respiratory Medicine”, ressaltou também que no mesmo universo estudado, a Covid-19 provocou o dobro de internações, quando comparada com a gripe.

 “A descoberta de que a taxa de mortalidade da Covid-19 foi o triplo da de influenza sazonal é particularmente impressionante, se lembrarmos que a temporada de gripe de 2018 e 2019 foi a pior da França num período de cinco anos, em termos de número de mortes”, afirmou Catherine Quantin, do Instituto Nacional de Saúde e Pesquisa Médica (Inserm) e líder do estudo, em comunicado à imprensa.

Nesta quinta-feira (17), o Brasil voltou a ter mais de mil mortes em 24h, o que não acontecia desde 15 de setembro. Foram 1.054 óbitos, elevando o total a 184.876.

Com informações de O Globo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *