Lançamento do livro inspirado em Maria Prestes celebra avós comunistas

“Minha Valente Avó” foi lançado nesta terça-feira (15) em uma live com os netos e a viúva de Prestes

Live lançamento "Minha Avó Valente" | Foto: Reprodução / Youtube Editora Quase Oito

O livro infantil lançado nesta terça-feira (15) pelos netos de Luís Carlos Prestes também contou com uma live produzida pela Editora Quase Oito. A obra Minha Valente Avó foi escrita por Ana, Edu e Andreia Prestes e narra aventuras e ensinamentos de uma menina e a avó socialista. Inspirado em Maria Prestes, que foi casada com Luís Carlos Prestes por 40 anos, a obra reúne histórias da relação com os netos.

Andréia afirma que o livro busca “reunir a delicadeza com a fortaleza que ela é”, uma homenagem para Maria que completou 90 anos neste ano. As histórias têm origem na relação familiar, mas extrapolam para temas contemporâneos como a natureza, um dos assuntos mais estimados por Maria. “O livro fala de liberdade, de luta pela democracia, de desejos independentes, isso tá relacionado também com a relação dela com a natureza”, afirma Ana. Além da memória, a obra se conecta com o momento político atual, ao identificar os “mandões” nas histórias. “Como parte da nossa história, tanto da avó como nossas, são permeadas por ‘mandões’, o autoritarismo”, afirma Edu. Os autores frisam que a história é construída pela luta de várias avós, que, assim como Maria, lutam por justiça social. Outras avós comunistas, inclusive, participaram da live.

O encontro virtual foi mediado pela jornalista e fundadora do blog Socialista Morena, Cynara Menezes. A ilustradora do livro, Marília Pirillo, também estava presente na live. A homenageada, Maria Prestes, participou no final do encontro. Confira:

Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *