Colégio eleitoral confirma vitória de Joe Biden nos EUA

Historicamente, os delegados confirmam escolhido pelo voto popular. Este ano, falsas alegações de Trump sobre fraude atraíram atenção para o processo.

Joe Biden - Foto: Brendan McDermid-File Photo-Reuters

O colégio eleitoral confirmou a vitória da chapa de Joe Biden e Kamala Harris nas eleições para a presidência dos Estados Unidos. Ao longo desta segunda-feira (14), delegados se reuniram nas 50 capitais estaduais e em Washington D.C para dar seus votos.

Os delegados confirmam os números definidos pelo voto popular: 306 votos para Biden e 232 para Trump. O processo, que poderia ser quase uma mera formalidade, este ano, em razão das alegações falsas de Trump de que houve fraude eleitoral, despertou atenção para os votos dos delegados.

Trump viu fracassarem todas as suas tentativas de questionar judicialmente a eleição a nível estadual e, neste sábado (12), a Suprema Corte dos EUA rejeitou pedido do Texas e outros estados liderados por republicanos para reverter o resultado. Os juízes entenderam que os demandantes não conseguiram comprovar legitimidade para questionar o processo eleitoral em outros estados.

Com a confirmação de Biden no colégio eleitoral, já não restam opções a Donald Trump. Apesar disso, ele continua inflamando sua base pelo Twitter afirmando que houve fraude.

Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *